quinta-feira, abril 06, 2006

Atlas BLOGuil
Mostrando lugares que não estão no mapa

Destino de Hoje:
Barrow

Localizada no norte do Alasca, dentro do Círculo Polar Ártico, Barrow é a cidade com mais de 2000 habitantes mais ao norte do mundo. Foi fundada em 1881, com a construção de um posto militar para estudos meteorológicos e magnéticos, mas arqueólogos estimam que já haviam populações indígenas no local desde o ano 500. A cidade recebeu seu nome de Sir John Barrow, almirante britânico que descobriu o Cabo Barrow, localizado ao norte da cidade, em 1825.



Certo, e o que a cidade tem de tão espetacular? Bem, é fato sabido que, quanto mais ao norte, mais longos são os dias, como por exemplo na Escandinávia, onde o Sol brilha umas dezoito horas por dia. Pois bem, Barrow é tão ao norte que, durante o verão, o Sol simplesmente não se põe. São quase três meses de luz solar ininterrupta, sem qualquer resquício de noite. Mesmo fora do verão, os dias são longos, com aproximadamente vinte horas de claridade. Exceto no inverno, quando o Sol brilha por poucas horas ao dia, e no meio do ano, quando ocorre um mês inteiro de noite, sem qualquer raiozinho de Sol.
E, mesmo assim, a cidade tem 4.683 habitantes, perfeitamente adaptados ao local. Alguém se habilita?

terça-feira, abril 04, 2006

Hoje é dia de mais um joguinho aqui no BLOGuil! Desta vez é o Chegue a Zero. O objetivo é transformar todos os números do tabuleiro em zeros, sendo que, cada vez que você clica neles, seu valor é reduzido em 1 (ou seja, o 3 vira 2, o 2 vira 1, e o 1 vira 0). O único problema é que, quando você clica em um número, os quatro adjacentes a ele também são reduzidos em 1! Ah, sim, e um zero reduzido em 1 vira um 3. Divirtam-se!





domingo, abril 02, 2006

Você... Sabia?

1. O mel é o único alimento que não tem prazo de validade.

2. O nome de Alf, o E.T.eimoso, vem de Alien Life Form, "forma de vida alienígena" em inglês.

3. Em russo, a mesma palavra (pajálsta) significa "de nada", "pois não" e "por favor".

4. Plutão demora 248 anos para dar uma volta completa ao redor do Sol.

5. A mariposa-imperador, encontrada na Amazônia e no México, possui 30 cm de envergadura.