sábado, agosto 06, 2005

quinta-feira, agosto 04, 2005

Modo Versus

De vez em quando em Hollywood surge a idéia de criar um grande embate entre personagens de filmes diferentes, como King Kong vs Godzilla, Freddy vs Jason e Alien vs Predador. Nem sempre o resultado é bom, mas a idéia até que é legal. Quais serão os próximos ícones do entretenimento moderno a coexistir em uma mesma produção? O BLOGuil tem algumas idéias:

5. Tubarão vs Orca, a Baleia Assassina - Imagine o desespero dos pobres banhistas, submetidos à sanha não de uma, mas de duas feras marinhas assassinas, que por alguma razão resolveram se banquetear em um mesmo balneário! Isso sem falar na emoção da disputa territorial entre os dois predadores! O cetáceo leva vantagem no tamanho, mas a ferocidade do tubarão não tem precedentes. Qual dos dois sairá vencedor?
4. Indiana Jones vs A Múmia - Durante uma aventura no Egito, Indy acidentalmente liberta Imhotep! Será seu chicote suficiente para enfrentar a magia negra do vilão? Precisará nosso herói da ajuda da família O'Connell? Quererão os produtores enfiar The Rock nesta superprodução?
3. Robocop vs Exterminador do Futuro - Um verdadeiro clássico antes mesmo de sua realização, este filme precisará responder algumas perguntas antes que seu roteiro possa sair do papel: O Exterminador será bonzinho ou malvado? O que leva Murphy a confrontá-lo? Quem envia o Exterminador, e por quê? John Connor se mudou para Detroit? A OCP planeja substituir os policiais por Exterminadores? Tio Schwarza aceitará interpretar T-101 pela quarta vez? Um prato cheio para as revistas de fofocas!
2. Arquivo X vs Men in Black - A verdade está lá dentro - dentro da MiB! Durante mais uma investigação rotineira, Mulder e Scully descobrem o que o agente sempre desconfiou: os alienígenas estão entre nós! E agora, deverão os intrépidos investigadores revelar sua descoberta ao FBI? Deverão os Homens de Preto apagar sua memória, para não colocar a organização em risco? O final promete, com uma luta épica entre Skinner e Zed!
1. Alf vs Harry - O ETeimoso enfrenta o Hóspede do Barulho, em um prato cheio para oitentistas! A família Tanner vai passar férias no lago, acompanhada de Alf, que vai escondido no bagageiro. Chegando lá, se deparam com a família Henderson e seu pé-grande. Agora será uma disputa entre as duas criaturas peludas, que ficam com ciúmes uma da outra! Diversão para todas as idades!

terça-feira, agosto 02, 2005

Você... Sabia?

1. Já existiu um país chamado Transkey.

2. Assim como duas vogais seguidas em uma mesma sílaba formam um ditongo, e três formam um tritongo, uma sílaba constituída de uma única vogal é conhecida como monotongo.

3. Quando o Hulk foi criado, seria da cor cinza. Foi mudado para verde porque a tinta verde era mais barata.

4. A FIFA é a organização internacional com o maior número de filiados. São 205, contra 202 do Comitê Olímpico Internacional, e 191 da ONU.

5. O nome completo do Didi é Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumo.

domingo, julho 31, 2005

Atlas BLOGuil
Mostrando lugares que não estão no mapa

Destino de Hoje:
Transnistria

Localizada entre a Moldova e a Ucrânia, a Transnistria é a região a leste do Rio Nistru - daí seu nome, que, em romeno, significa além do Nistru. Esta região também é conhecida como Transdniestria, pois o nome do Rio, em russo, é Dniester. No mapa ao lado, a região em azul é a Moldova, e a Transnistria está em amarelo.
Mas o que este lugar tem de mais, além de um nome trava-línguas? Acreditem ou não, a Transnistria proclamou independência. E já faz um tempão, desde setembro de 1990. Só que ninguém, nenhum país do mundo, nem a ONU, reconhece o lugar como um país independente.
A Transnistria foi anexada ao Império Russo lá no ano de 1792, e desde então o Império incentivou a imigração para o local, que era considerado uma importante área de fronteira. Em 1940, quando a União Soviética decidiu criar a República Socialista da Moldova, composta por territórios que haviam sido tomados da Romênia, ficou estabelecido que a Transnistria faria parte da Moldova, por razões históricas.
A Moldova, por ser uma parte da Romênia, falava romeno. Após sua anexação pela URSS, o idioma foi renomeado para moldovo (embora nenhuma outra modificação tenha sido feita; um dicionário romeno-moldovo, por exemplo, teria as mesmas palavras dos dois lados), e passou a ser escrito com o alfabeto cirílico ao invés de com o latino. Além disso, o idioma oficial do local passou a ser o russo, e o um batalhão do Exército Vermelho se sediou na Transnistria, que teve um grande crescimento econômico, se tornando a parte mais industrializada da Moldova, repondendo até hoje por 90% de sua produção de energia elétrica.
No final dos anos 80, com a perestroika, as repúblicas que integravam a URSS passaram a ter mais liberdade administrativa. O governo da Moldova, em 1989, decidiu que o moldovo voltaria a ser o idioma oficial do local, e novamente escrito com o alfabeto latino. Além disso, foi adotada uma nova bandeira, nas mesmas cores da bandeira romena. Acreditem ou não, tais fatos acabaram sendo o estopim da revolução na Transnistria. Embora a maior parte da população fosse de origem romena, as camadas sociais mais elevadas da Transnistria eram de origem russa, e surgiu um temor de que a Moldova se desligaria da URSS para se anexar novamente à Romênia. Como eles não queriam passar a ser romenos, nem deixar de escrever em cirílico, proclamaram a independência.
Como a URSS ainda existia, ninguém reconheceu essa independência. Contrariando o temor da Transnistria, com o fim da URSS, em agosto de 1991, a Moldova não se anexou à Romênia, e passou a ser uma República independente, levando a Transnistria com ela. Agora, porém, já era tarde, pois o "governo" da Transnistria não desejava mais ser parte de outro país.
Bandeira da TransnistriaAtualmente, a Transnistria é considerada por todos os países do mundo como parte da Moldova. Dentro de seu território, porém, eles possuem seu próprio governo, suas próprias leis e sua própria moeda, usam como bandeira a antiga bandeira da República Socialista da Moldova, mas sem a foice e o martelo, e têm o russo como idioma oficial, seguido do ucraniano e do moldovo - este sempre escrito com o alfabeto cirílico. Negociações lideradas pela Rússia no sentido de cessar as animosidades e fazer com que a Transnistria desista de suas ações separatistas estão permanentemente em curso, mas ainda não tiveram resultado.