quinta-feira, julho 07, 2005

Review Bloguiew... er, BLOGuil!

Vítima de hoje:
Quarteto Fantástico!



Graças à Máquina do Tempo BLOGuilTM, eu consegui assistir a este filme antes da estréia! Bem, na verdade foi graças a uma pré-estréia, mas eu acho a minha versão muito mais legal.
Antes de começar este Review, uma ressalva: O Quarteto Fantástico não é os X-Men. Eles não são amargurados por terem que proteger um mundo que os odeia. Eles são celebridades, uma família de super-heróis, até nos quadrinhos é assim. É capaz de muita gente ir ao cinema querendo ver uma coisa e se deparar com outra.
Outra ressalva: O Dr. Destino do filme é baseado na versão Ultimates, uma série da Marvel que trata os heróis como se eles tivessem ganho os poderes na "época atual". Apesar disso não ser ruim (afinal, a verdadeira origem do Dr. Destino daria um pouco de trabalho para ser colocada no contexto do filme), alguns fãs podem chiar.
Dito isto, o filme começa com Reed Richards, cientista que tem um projeto para estudar ondas cósmicas, que será financiado por seu antigo amigo e rival Victor Von Doom, hoje um rico industrial. A experiência não sai conforme o esperado, porém, e Richards, Von Doom e seus colegas de missão - Ben Grimm, o melhor amigo de Reed; Sue Storm, antiga namorada de Reed, hoje noiva de Von Doom; e Johnny Storm, irmão de Sue e piloto da nave - são bombardeados pelas ondas cósmicas, tendo seu DNA alterado e ganhando incríveis poderes. Agora cabe a eles aprender a conviver em sociedade com suas novas habilidades, coisa que uns fazem com mais facilidade que outros.
O filme é bem melhor do que eu achei que fosse ser, um digno representante dos Novos Filmes Marvel (bem diferente de Demolidor, Hulk e Justiceiro, por exemplo). O ponto alto é a exploração das relações humanas entre os membros do Quarteto após a descoberta de seus poderes e sua fama súbita, o que poderia ser uma tremenda pieguice, mas é bem conduzido. É claro que existem uns escorregões aqui e ali, mas nada de imperdoável.
Já disseram que em breve vão começar a filmar o 2. Será que vai ter o Galactus?

O Quarteto é Fantástico porque...
* Ninguém leva uma hora e meia para virar super-herói. Todo mundo ganha os poderes logo no início, e em uma ótima seqüência.
* O filme tem ótimas seqüências de comédia, principalmente as que exploram o "lado família" do Quarteto.
* Quem achou o Coisa mal-feito foi porque só viu o trailer. No filme, ele é tão realístico quanto um monstro de pedra laranja pode ser. O Hulk, que é de computador, ficou umas mil vezes mais borrachudo que o Coisa, que é de borracha.
* Stan Lee interpreta Willie Lumpkin!
* Tem a Jessica Alba.
O Quarteto é Fajuto porque...
* O Dr. Destino leva uma hora e meia para aparecer.
* Reed Richards é meio pateta.
* Von Doom ditador sanguinário é mais legal que Von Doom industrial bilionário. Pelo menos ele realmente se chama Victor Von Doom, e não Victor Van Damme como nos Ultimates.
* A "máquina de reverter ondas cósmicas" é quase tão deprimente quanto a "máquina de transformar pessoas em mutantes" do filme dos X-Men.
* Não tem Fantasticarro!

terça-feira, julho 05, 2005

Enciclopédia BLOGuil sobre Todos os Assuntos

Sudoku


Apesar de ser conhecido como um passatempo japonês, o Sudoku foi criado na década de 1970 nos EUA, pela editora Dell, com o nome de number place, em sua revista Math Puzzles and Logic Problems. Em abril de 1984, a editora japonesa Nikoli publicou um jogo semelhante em sua revista Puzzle Communication Nikoli, sob o nome de su ji wa dokushin ni kagiru ("os números devem permanecer únicos"), mais tarde "abreviado" para Sudoku ("número único"). Desde então, o jogo se tornou imensamente popular no Japão, onde é publicado por todos os principais jornais e revistas, embora normalmente com outros nomes, já que o nome Sudoku é registrado da Nikoli. Somente no início deste ano é que o Sudoku começou a se tornar popular na Grã-Bretanha, e de lá se espalhou por jornais e revistas de toda a Europa, começando a chegar agora nos EUA, Canadá, Israel e Índia. Daqui a pouco deve começar a aparecer aqui também. Estranhamente, até hoje a Dell não processou a Nikoli alegando ser a inventora do Sudoku, o que é comum em se tratando de americanos.
Mas do que o jogo consiste? O "tabuleiro" do Sudoku é formado por nove casas, sendo três linhas e três colunas, como um jogo-da-velha. Cada casa é dividida em mais nove células, totalizando 81 células. Algumas células já começam preenchidas com números. O objetivo é completar as células que começam vazias com mais números, seguindo duas regras básicas:
* No fim do jogo, cada uma das nove casas deve conter, em suas nove céluas, os números de 1 a 9, sem nenhum faltando nem repetido;
* Cada linha e coluna do jogo (também composta de nove células), de uma borda à outra do tabuleiro, também deve conter os números de 1 a 9, sem nenhum repetido.
Parece difícil, mas na verdade requer apenas concentração e atenção. Os números são usados apenas por conveniência, não existindo qualquer implicação matemática. Algumas editoras usam letras, cores ou símbolos no lugar dos números, mas com números fica mais fácil de visualizar.
Se você sentiu vontade de jogar Sudoku, pode imprimir o que tem aí em cima, ou visitar o Sudoku Mini Quest, um site que põe um novo jogo de Sudoku online todos os dias.