Vítima de hoje: Quarteto Fantástico!
Graças à Máquina do Tempo BLOGuilTM, eu consegui assistir a este filme antes da estréia! Bem, na verdade foi graças a uma pré-estréia, mas eu acho a minha versão muito mais legal.
Antes de começar este Review, uma ressalva: O Quarteto Fantástico não é os X-Men. Eles não são amargurados por terem que proteger um mundo que os odeia. Eles são celebridades, uma família de super-heróis, até nos quadrinhos é assim. É capaz de muita gente ir ao cinema querendo ver uma coisa e se deparar com outra.
Outra ressalva: O Dr. Destino do filme é baseado na versão Ultimates, uma série da Marvel que trata os heróis como se eles tivessem ganho os poderes na "época atual". Apesar disso não ser ruim (afinal, a verdadeira origem do Dr. Destino daria um pouco de trabalho para ser colocada no contexto do filme), alguns fãs podem chiar.
Dito isto, o filme começa com Reed Richards, cientista que tem um projeto para estudar ondas cósmicas, que será financiado por seu antigo amigo e rival Victor Von Doom, hoje um rico industrial. A experiência não sai conforme o esperado, porém, e Richards, Von Doom e seus colegas de missão - Ben Grimm, o melhor amigo de Reed; Sue Storm, antiga namorada de Reed, hoje noiva de Von Doom; e Johnny Storm, irmão de Sue e piloto da nave - são bombardeados pelas ondas cósmicas, tendo seu DNA alterado e ganhando incríveis poderes. Agora cabe a eles aprender a conviver em sociedade com suas novas habilidades, coisa que uns fazem com mais facilidade que outros.
O filme é bem melhor do que eu achei que fosse ser, um digno representante dos Novos Filmes Marvel (bem diferente de Demolidor, Hulk e Justiceiro, por exemplo). O ponto alto é a exploração das relações humanas entre os membros do Quarteto após a descoberta de seus poderes e sua fama súbita, o que poderia ser uma tremenda pieguice, mas é bem conduzido. É claro que existem uns escorregões aqui e ali, mas nada de imperdoável.
Já disseram que em breve vão começar a filmar o 2. Será que vai ter o Galactus?
O Quarteto é Fantástico porque...
* Ninguém leva uma hora e meia para virar super-herói. Todo mundo ganha os poderes logo no início, e em uma ótima seqüência.
* O filme tem ótimas seqüências de comédia, principalmente as que exploram o "lado família" do Quarteto.
* Quem achou o Coisa mal-feito foi porque só viu o trailer. No filme, ele é tão realístico quanto um monstro de pedra laranja pode ser. O Hulk, que é de computador, ficou umas mil vezes mais borrachudo que o Coisa, que é de borracha.
* Stan Lee interpreta Willie Lumpkin!
* Tem a Jessica Alba.
O Quarteto é Fajuto porque...
* O Dr. Destino leva uma hora e meia para aparecer.
* Reed Richards é meio pateta.
* Von Doom ditador sanguinário é mais legal que Von Doom industrial bilionário. Pelo menos ele realmente se chama Victor Von Doom, e não Victor Van Damme como nos Ultimates.
* A "máquina de reverter ondas cósmicas" é quase tão deprimente quanto a "máquina de transformar pessoas em mutantes" do filme dos X-Men.
* Não tem Fantasticarro!