Unnecessary Roughness
Dentre outros hábitos estranhos, eu sou fã de futebol americano. Tenho até time de coração. Quando eu comecei a assistir, porém, não entendia muito das regras, e ficava meio perdido. Jogando Unnecessary Roughness eu aprendi mais sobre porque todo mundo se joga em cima de quem está correndo com aquela bola oval, e descobri as nuances e sutilezas do jogo (por mais estranho que isso possa soar), algo essencial para se acompanhar qualquer esporte.
Unnecessary Roughness é o nome de uma falta do futebol americano (sim, futebol americano tem faltas), que consiste no uso de violência desnecessária em uma jogada (algo como o "jogo perigoso" do futebol; essencialmente, é ir com muita sede ao pote). Na minha opinião, é uma excelente escolha de nome, apesar de um pouco difícil de pronunciar. Produzida pela Accolade para PCs, ao todo a série teve três jogos, lançados em 1993, 1995 e 1996 (o meu era a versão 95, que veio de brinde com meu primeiro kit multimídia). O sistema é basicamente o mesmo de qualquer jogo de esporte: você escolhe um time, e pode optar por jogar uma temporada completa, ou apenas um jogo de exibição. Na versão 93 os times são fictícios, mas nas demais você pode escolher entre os times verdadeiros da NFL, a liga profissional de futebol americano.
Várias opções estão à disposição para incrementar o jogo, como ativar ou desativar as faltas, contusões e fumbles (quando o jogador pega a bola mas a deixa cair), ou até mesmo mudar o clima (sol, chuva ou neve), a velocidade do vento ou o tempo de duração das partidas. O jogo ainda conta com um modo de edição, no qual é possível criar seu próprio time (escolhendo os jogadores, a cor do uniforme, e até mesmo desenhando um logotipo) ou seu próprio campeonato, embora esta opção seja meio limitada (basicamente, você só pode alterar os times de cada grupo do campeonato que já vem pronto). Mas a melhor opção, na minha opinião, é a que permite que você escolha entre "ser os jogadores" - o que faz com que o jogo transcorra como qualquer jogo de esportes normal - ou ser o técnico. Sendo o técnico, tudo o que você tem a fazer é escolher qual jogada os jogadores vão executar, e o computador desenvolve a ação sozinho. Você pode até criar jogadas novas com um editor de jogadas. Em outras palavras, no "modo jogadores" o jogo é mais ação, e no "modo técnico" é mais raciocínio.
Com gráficos SVGA muito bons para a época, Unnecessary Roughness conquistou uma pequena legião de fãs, embora não tenha feito muito sucesso, principalmente por culpa da série Frontpage Sports Football, da Sierra, que teve um marketing melhor. Coincidentemente, ambas as séries foram interrompidas quando os jogos poligonais começaram a dominar o mercado.