sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Pensamento da Semana

"Quem não serve para servir não vive para viver"

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Jogos que ninguém nunca ouviu falar


Attack of the Giant Mutant Murder Fishes from Mars


Eu despediria o sujeito que inventou este nome, mas como este provavelmente não é um jogo "oficial", o infeliz nem deve ter um patrão para despedi-lo.
Este jogo é um bootleg, espécie de versão pirata modificada de um jogo de arcade. Para fazer um bootleg, uma firma pouco conhecida, ou que só atua em um único país, pega um jogo já existente e modifica algumas coisas em seu programa, normalmente alterando a dificuldade, mudando as cores dos personagens, etc. Alguns bootlegs "famosos" são Street Fighter Rainbow Edition, uma versão modificada do Champion Edition onde cada lutador tem seis cores de roupas diferentes, dependendo do botão que você aperte para seleciná-lo; e Fit of Fighting, uma versão de Art of Fighting onde é possível jogar com os vilões.
O jogo original, no caso de AotGMMFfM, é Darius Gaiden, lançado em 1994 pela Taito, e quinto jogo da série Darius, que já contava com Darius, Darius II, Darius Twin e Darius Force. É um jogo de nave clássico, scroll horizontal, onde um guerreiro solitário enfrenta um império inimigo inteiro em busca da liberdade de seu povo ou outro objetivo altruísta qualquer.
As naves inimigas da série Darius têm forma de peixes. Mas não vêm de Marte, não são mutantes, nem assassinos, nem todos são gigantes, e tampouco são peixes de verdade, o que transforma este belo título em um imenso equívoco. Na verdade, se eu mesmo não tivesse visto esta máquina em um finado fliperama aqui perto de casa, jamais acreditaria que alguém havia se dignado a dar este nome a um jogo de nave. E o pior é que por muito tempo eu pensei que este jogo realmente existisse (a ponto de anotar o nome porque eu tinha achado muito legal), até descobrir a verdade recentemente na internet.
Não sei quais seriam as diferenças entre AotGMMFfM e Darius Gaiden (além da tela-título, evidentemente), porque nunca joguei nenhum dos dois. Mas depois deste título que é um verdadeiro achado, sabe-se lá o que mais eles resolveram mudar.