Programa Recomendado: SpybotBoa noite, entusiastas do Bloguil! Por sugestão de nosso entusiasta Nachsieben, estou aqui de volta para trazer-lhes mais um hyperlink de interesse ao nosso enorme público bloguesco!
Desta vez, falaremos de algo que surgiu de nossas discussões internas e que reflete uma crescente preocupação com uma ameaça cada vez mais frequente pela internet afora: a invasão de privacidade.
Não, meus amigos, não estou me referindo à possibilidade de um curioso estar bisbilhotando-os por cima dos ombros, mas à proliferação cada vez maior dos chamados componentes "adware" (de advertisement, publicidade) e "spyware" (espionagem mesmo, são os piores) em sites populares.
Esses componentes geralmente se instalam sozinhos e sem o consentimento do usuário, no intuito de recolher informações pessoais para serem repassadas a terceiros. E como não há como controlarmos que informações são repassadas e, principalmente, a quem elas são direcionadas, nada impede que nossas informações sigilosas ou pessoais caiam nas mãos de spammers ou de até mesmo hackers. Por acaso, nosso(a) caro(a) entusiasta tem percebido um volume crescente e fora do normal de spam em sua caixa postal? Pode estar certo que é obra de algum spyware no seu sistema operacional.
Para piorar, estes componentes não se limitam apenas a cookies facilmente deletáveis e, malandramente, recorrem também a entradas no registro do sistema, o que torna sua detecção manual extremamente difícil. Felizmente, um programador alemão elaborou uma enorme lista de companhias (duvidosas, diga-se de passagem) especializadas em coletar informações pessoais e criou uma ferramenta chamada Spybot Search & Destroy, uma das melhores (senão a melhor) da atualidade em detecção e remoção de componentes duvidosos e invisíveis. Com o Spybot, é possível rastrear por toda a máquina (discos rígidos, memória, registro do sistema) componentes de publicidade, coleta de informações, discadores internacionais, trojans, entre outras coisas maliciosas.
E o melhor de tudo: é inteiramente de graça! Mas quem quiser, pode contribuir com doações ao autor para garantir a continuidade de seu trabalho. Então fica aqui nossa recomendação: baixe-o e use-o, porém use-o com cautela. Alterar configurações do registro não é o mesmo que mandar arquivos pra lixeira e há risco de danos sérios ao sistema operacional se este recurso não for bem utilizado. Mesmo assim, este risco pode ser minimizado com uma boa leitura da ajuda do programa e evitando-se fuçar muito suas opções avançadas se você não souber o que está fazendo! Como o próprio programa adverte: "Use por sua conta e risco!"