quinta-feira, agosto 14, 2003

MahJongGuil

Vocês devem conhecer o MahJongg, um joguinho que se popularizou na versão Windows. O objetivo é tirar as peças, que estão dispostas em um tipo de pirâmide, aos pares, até que não sobre nenhuma. Existem vários tipos de MahJongg para Windows, como o Taipei, o MahJongg Master e o Kyodai, o meu preferido (se quiser saber mais sobre MahJongg e Kyodai, veja meu post de hoje do átomo).

Uma das características dos joguinhos de MahJongg é que o usuário pode fazer seus próprios sets de peças (já é a segunda vez que eu escrevo sets esta semana...). Como apreciador do Kyodai, divulgador do BLOGuil e mente criativa que sou, é óbvio que eventualmente eu iria fazer um set do BLOGuil. Pois bem, senhoras e senhores, com vocês, o set de Kyodai do BLOGuil, o MahJongGuil!



Se você possui o Kyodai, basta copiar a figura acima para a pasta "Tilesets", que está dentro da pasta onde o Kyodai está instalado. Se você não tem o Kyodai, dê um pulinho no site deles e baixe, é muito divertido!

quarta-feira, agosto 13, 2003

Hoje é Dia Internacional dos Canhotos. Um feliz dia dos canhotos a todos os nossos entusiastas canhotos, que como eu, também são canhotos.

terça-feira, agosto 12, 2003

Seção Exumação

Hoje Apresentando:
Tente, O Universo para Construir!



O antecessor do Lego, Tente também era um brinquedo composto por várias pecinhas de montar. A criativa criança poderia seguir as instruções apresentadas na caixa e montar o brinquedo proposto, ou usar sua imaginação e inventar novíssimos veículos, casas, robôs e outros itens fantásticos (dos quais quase sempre a identificação só era possível depois de uma explicação da criança sobre o que era aquilo). O diferencial entre o Tente e o Lego era que todos os brinquedos da linha Tente tinham como tema a exploração do espaço.



Com a chegada do Lego, o Tente foi perdendo popularidade, em parte porque, em contraposição à homogeneidade espacial do Tente, o Lego tinha sets urbanos, rurais, medievais, de piratas etc; e em parte porque o Lego tinha uma linha voltada especialmente para crianças pequenas (a linha Duplo), e acabava atingindo a todas as idades, enquanto o Tente só atingia às crianças já mais crescidas. Tinha também gente que dizia que as peças do Lego "encaixavam melhor" umas às outras, mas pra mim era a mesma coisa.

De minha parte, eu achava o Tente muito mais legal. Tinha a coleção quase toda. Quer dizer, ainda tenho, só que tudo misturado dentro de um saco plástico, impossível de saber qual peça é de qual nave, e acho pouco provável que seja possível montar uma delas de novo, porque não faço idéia de onde as instruções foram parar (alguém conhece algum site que disponibilize instruções de Tente?).

Bem, pelo menos Lego existe até hoje. Um brinquedo inteligente num mundo de diversões acéfalas já é alguma coisa. Pena que seja tão caro.

domingo, agosto 10, 2003

Colherrrrrrrrrrrrrrrr!

Vilões, tremei! O layout do Tick está chegando à cidade! E, para inaugurar esta nova era de heroísmo, um Pensamento da Semana, proferido pelo próprio Tick: "O mal é ruim, mas o bem não é"!