quinta-feira, março 18, 2004

Seção Exumação

Hoje Apresentando:
O gibi formatinho!



Hoje em dia, as bancas de jornais estão abarrotadas de revistas de super-heróis. Mensalmente, 350 títulos diferentes, das mais variadas editoras, estão à disposição do público consumidor. Mas isto nem sempre foi assim. No início década de 80, o ávido consumidor tinha apenas duas revistas de super-heróis mensais à sua disposição: uma era a Heróis em Ação, que trazia aventuras dos heróis da DC Comics, a outra, Heróis da TV, trazia as aventuras dos heróis da concorrente, a Marvel Comics. Ambas eram publicadas pela Editora Abril.

Eventualmente, devido ao sucesso das publicações, revistas "individuais" dos heróis foram sendo lançadas (se não me engano, a primeira foi do Capitão América). A única que eu realmente colecionava era a dos X-Men ("xis-mem", todo mundo falava "xis-mem". Esse negócio de "éks-mem" veio depois do desenho da TV).

Mas esse post não é sobre os X-Men, o Capitão América, a Heróis em Ação ou os Heróis da TV. É sobre o formatinho.

As crianças de hoje podem estranhar, mas os gibis não eram grandes, com cores vibrantes e papel especial. Eram pequenos, com cores foscas e papel de jornal. Este formato ficou conhecido como "formatinho", e o grande, semelhante ao atual, era o "formato americano", reservado apenas para edições especiais.

Eu gostava do formatinho, não sei por que acabaram com ele. Apesar do papel ser de jornal e as cores não serem lá essas coisas, cada edição vinha com 3 ou 4 histórias, era bem mais fácil de arrumar um lugar para guardar, a gente podia carregar pra qualquer lugar no bolso da calça jeans, e o custo-benefício era maior, pois o preço era baixo.

No início da década de 90, o formatinho começou a sofrer certa disciminação, principalmente por parte das pessoas que compravam importados. Quando a Abril lançou a revista do Spawn, já o fez em formato americano. Depois aumentaram o formatinho em alguns centímetros, foram reduzindo a quantidade de publicações (a Marvel ficou até com uma revista que mudava de nome todo ano, Marvel96, Marvel97, Marvel98...) até que inventaram o tal do "Super-Heróis Premium", cinco histórias em papel especial e formato americano por apenas... R$ 9,90!

Apesar do preço, isso sepultou o formatinho de vez. Algumas editoras ainda lançam revistas pequenas, mas com uma história e papel especial, e a Abril praticamente abandonou a linha de Super-Heróis (a Marvel agora é publicada pela Panini).

Eu parei de comprar logo após o lançamento dos Super-Heróis Premium. As histórias estão ficando muito sem pé nem cabeça para o meu gosto. Mas o formatinho sem dúvida tem um lugar especial na galeria das coisas da minha infância.
Tarô BLOGuil

terça-feira, março 16, 2004

Olhem como as propagandas na internet estão cada vez melhores: Sabe aqueles programinhas que você instala em seu computador, e eles evitam que as crianças (bem, na verdade, todo mundo) acessem sites com conteúdo impróprio? Pois bem, abaixo temos um exemplar de uma propaganda (que eu achei no site da Tucows) de um programa desse tipo:



Reparem na expressão horrorizada da pobre e inocente menininha (uma atriz nata!) ao se deparar com só-Deus-sabe-lá-o-quê na tela de seu monitor! Argumento mais que convincente para que todos nós instalemos o Safe Guard OneTM! Vou lá agora baixar o meu!
Tarô BLOGuil

domingo, março 14, 2004

Textos que não fui eu quem escreveu
(acompanhados de figuras que não fui eu quem desenhou)

Nossa premiada seção volta hoje com um link. Sei que isso não é usual (aliás, o quê no BLOGuil é usual?) mas o texto depende de suas figuras, e daria um trabalhão desnecessário colocar tudo aqui. Agradeço à nossa amiga Tatiana/Sweetie que o enviou para a Débbby, fazendo com que eu descobrisse essa maravilha. Divirtam-se!
Tarô BLOGuil