quinta-feira, agosto 05, 2004

Seção Exumação

Hoje apresentando:
A União Soviética!



Tudo bem, a União Soviética não foi inventada na década de 80. Mas o ápice da Guerra Fria, a famosa corrida armamentista entre os dois países que dominavam o mundo, aconteceu exatamente durante a minha infância. Eu vi milhares de filmes onde os vilões falavam russo e escreviam em cirílico. Eu vi a CCCP ganhar inúmeras medalhas nas Olimpíadas, muitas vezes desbancando os EUA. Não vou dizer que sinto saudades, mas acho a Rússia de hoje meio xoxa.
O Maior País do Mundo, o primeiro a mandar um homem ao espaço, inventor dos carros Lada e das câmeras Leica, lar do Zangief e do Dínamo Escarlate despertava um medo abissal nos EUA. Afinal, comunista comia criancinha, vermelho era a cor do Mal, e os soviéticos eram todos ateus. No good. O mais correto a se fazer era fabricar o maior número de armas nucleares possível, para caso um dia sofrêssemos um ataque, pudéssemos destruir o mundo em retaliação. Pelo menos do ponto de vista americano.
Para não ficar para trás, os soviéticos também decidiram construir armas e mais armas. Só por precaução. Esse clima de "eu vou te riscar do mapa primeiro" e "o meu é maior que o seu" ficou conhecido como a Guerra Fria, já que só se ameaçava, não se bombardeava (o que caracterizaria uma "guerra quente", talvez?). Passei minha infância toda ouvindo dizer que o mundo iria acabar ao toque de um botão. E assim que a Guerra Fria acabou, os EUA começaram a Guerra do Golfo. Um herói só vive se houver um vilão, certo?
A União Soviética acabou oficialmente em 1991, se transformando em 15 outros países. O que era um grande Império se fragmentou em nações empobrecidas, com raras exceções. Há quem diga que já era assim antes, por isso o fim da URSS. O posto de maior país comunista do mundo passou para a China, e os filmes de espionagem não tiveram mais vilões russos. Alguns coreanos. Mas não é a mesma coisa.
Alguns acham que o mundo ficou mais sem graça sem um contrapeso para o poder dos EUA. Seja como for, hoje o mundo não corre mais o risco de acabar ao toque de um botão. Talvez ao choque de um avião.

terça-feira, agosto 03, 2004

Ressucitando o Curso de Idiomas BLOGuil!

Palavra de hoje: Pássaro

Inglês: Bird
Espanhol: Pájaro
Francês: Oiseau
Alemão: Vogel
Italiano: Uccello
Japonês: Tori
Russo: Ptitsa
Grego: Poulí
Finlandês: Lintu
Polonês: Ptak

domingo, agosto 01, 2004

Oh, fomos arquivados!

Para quem não sabe, tem um link novo na coluna Arquivo Morto. E em breve abriremos um concurso para escolher frases para eu dizer nesse dia, pois as minhas estão acabando!