sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Textos que não fui eu quem escreveu

"O Hino Nacional Patrocinado:

Num Posto da Ipiranga, às margens plácidas,
De um Volvo heróico a Brahma retumbante
Skol da liberdade em Rider fúlgido
Brilhou no Shell da pátria nesse instante
Se o Knorr dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço Ford
Em teu Seiko, ó liberdade
Desafia o nosso peito à Microsoft
Ó Parmalat, Mastercard, Vasp, Sharp
Amil um sonho intenso, um rádio Philips
De amor e Lufthansa a terra desce
Intel formoso céu risonho Olympikus
A imagem do Bradesco resplandesce
Gillete pela própria natureza
És belo és forte como talco Johnson
E o teu futuro espelha essa Grendene
Cerpa gelada!
Entre outras mil é Suvinil, Compaq amada.
Do Philco deste Sollo és mãe Doril
Coca Cola, Bombril!"

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Atlas BLOGuil
Mostrando lugares que não estão no mapa

Destino de Hoje:
Monitor-Merrimac Memorial Bridge-Tunnel



O que vocês vêem na foto acima é uma curiosa mistura de ponte e túnel. Localizada no Estado da Virginia, EUA, a MMMBT, como é conhecida, liga duas cidades separadas pelo Rio James. Seu nome vem não dos nomes das cidades, mas dos nomes de dois navios que combateram neste Rio durante a Guerra Civil, o Monitor e o Merrimac.

Inaugurado em abril de 1992, após sete anos de construção, ao preço de 400 milhões de dólares (somente a parte do túnel custou 126 milhões), o "pontúnel" se estende por 7 quilômetros e meio, sendo que a parte túnel tem 1,5 Km. Em volta da entrada e da saída do túnel há uma espécie de porto, para veículos de resgate e manutenção. O túnel tem cinco metros de altura, da pista ao teto, sendo que o teto de sua parte mais baixa está a 14 metros da superfície da água, podendo ser "rebaixado" para até 17 metros, caso o nível do Rio baixe. Tanto a ponte quanto o túnel têm duas pistas de ida e duas de volta.

Mas a questão principal é: por que raios fizeram este túnel? Simples: no Rio James ainda passam navios, e a manutenção de uma ponte levadiça suficientemente larga seria muito mais dispendiosa a longo prazo do que o estranho túnel. Ou então eles quiseram ter o primeiro pontúnel do mundo, sabe-se lá o que se passa na cabeça dos políticos.

Por incrível que pareça, o MMMBT não é o único pontúnel do mundo, existindo também o Øresund Link, que liga a cidade de Malmö, na Suécia, a Copenhague, capital da Dinamarca. O Øresund Link foi inaugurado em julho de 2000, é mais comprido (16,4 Km, sendo 4 Km de túnel) e conta com uma ilha artificial na saída do túnel.

domingo, fevereiro 20, 2005

Card Game BLOGuil - World Collection