quinta-feira, dezembro 15, 2005

Review Bloguiew... er, BLOGuil!

Vítima de Hoje:
As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa



Este filme anda sendo definido, inclusive por seu próprio diretor, como uma mistura de Senhor dos Anéis com Harry Potter. Bem, se "Senhor dos Anéis" significa "terra povoada por criaturas fantásticas" e "Harry Potter" significa "crianças protagonistas", é isso mesmo. Mas eu acho que não podemos simplificar tanto assim. Além do mais, as crianças nem têm poderes mágicos.
Baseado no primeiro livro das Crônicas de Nárnia (embora, cronologicamente, seja a segunda aventura), escritas pelo irlandês C.S. Lewis entre 1950 e 1956, o filme é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, quando uma mãe (Judy McIntosh), preocupada com os bombardeios alemães a Londres, manda seus quatro filhos, Pedro (William Moseley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Lúcia (Georgie Henley), para o interior, para morar com um professor meio biruta (Jim Broadbent). Durante uma brincadeira de esconde-esconde, Lúcia acaba entrando em um enorme guarda-roupa abandonado no segundo andar, e descobre que o mesmo serve de portal para o mundo mágico de Nárnia, uma terra habitada por faunos, centauros, minotauros, ciclopes, grifos e todo tipo de criatura fantástica. Eventualmente, todos os quatro irmãos vão parar em Nárnia, e descobrem que o lugar está enfrentando um inverno de 100 anos, causado por Jadis, a Feiticeira Branca (Tilda Swinton), que usurpou o trono e se autoproclamou Rainha de Nárnia. Segundo uma antiga profecia, quatro humanos (raça inexistente no local) seriam os responsáveis por derrotá-la e trazer a paz de volta ao Reino. Perseguidas por Jadis, as crianças se aliam ao leão Aslam (Liam Neeson), que está reunindo um exército para enfrentar a Feiticeira e libertar Nárnia de uma vez por todas.
O filme é claramente direcionado ao público infantil, mais até do que Harry Potter, mas isso não chega a ser um demérito. A história não traz reviravoltas, nem nenhuma parte obscura, o que deixa bastante tempo para aproveitar o belo cenário e a tonelada de efeitos especiais que enfiaram no filme. Nárnia é um filme muito bonito, muito divertido, e com uma grande vantagem tanto sobre O Senhor dos Anéis, quanto sobre Harry Potter: tem um final. Ninguém vai precisar esperar quinze anos para saber como o filme termina.

Avaliação Final
Leões
1
Feiticeiras
1
Guarda-roupas
1
Explosões ensurdecedoras
1
Seres inumanos
Todos, menos 7
Intervenções divinas
2
Nota
9

terça-feira, dezembro 13, 2005

Seção Exumação

Hoje apresentando:
Defensores da Terra!



Produzido em 1986 pela Marvel, Defensores da Terra era um desenho curioso. Ele não tinha personagens da Marvel, mas sim heróis do King's Feature Syndicate, um famoso sindicato de quadrinhistas dos EUA, responsável pela licença do Recruta Zero e do Popeye, dentre outras tiras famosas produzidas especialmente para os jornais. Os Defensores da Terra eram uma espécie de Liga da Justiça dos heróis da King's. Mas calma, nem o Recruta Zero nem o Marinheiro Popeye estavam dentre eles. Eram super-heróis mesmo.
Ainda assim, era uma equipe bastante improvável, composta por Flash Gordon, o herói espacial; Mandrake, o poderoso mágico ilusionista; Lothar, seu fiel ajudante; e o Fantasma, o Espírito-que-Anda, protetor das selvas africanas. Deve ter dado muita dor de cabeça arrumar uma história onde pudessem ser reunidos um herói futurista, um mágico urbano e um defensor das selvas africanas.
Se a equipe tivesse ficado por aí, tudo bem, mas todo desenho dos anos 80 precisava de crianças e mascotes. Neste, eles vieram na forma de três adolescentes, Rick Gordon, filho de Flash; LJ (de Lothar Junior), filho de Lothar; e Jedda Walker, filha do Fantasma; mais uma criança órfã chamada Kshin, que costumava acompanhar Mandrake em suas viagens, e um alienígena que servia de bicho de estimação para Kshin.
O desenho é ambientado em 2015, quando Ming, o Impiedoso (arquiinimigo de Flash Gordon, para os que passaram os últimos anos no planeta Mongo) decide conquistar a Terra. Flash então vem atrás, e recruta Mandrake e o Fantasma para ajudá-lo. As crianças vêm de bônus.
Defensores da Terra não conseguiu trazer novos fãs para estes heróis "clássicos", e ainda despertou a ira dos fãs antigos, devido a muitas diferenças entre os personagens do desenho e os originais. Ming, por exemplo, era verde, e Mandrake, que nos quadrinhos só tem poderes hipnóticos, ganhou toda uma gama de superpoderes mágicos. O resultado foi que o desenho só teve uma temporada. Em 1987 a Marvel Comics lançou uma revista em quadrinhos com o grupo, mas esta só durou quatro edições.
Card Game BLOGuil - Quattro Pro



domingo, dezembro 11, 2005

Dingobéu!

É o quarto layout de Natal do BLOGuil! Ho ho ho! Quem aí foi bonzinho o ano todo?
Card Game BLOGuil - Quattro Pro