sexta-feira, maio 06, 2005

Textos que não fui eu quem escreveu

Hoje peço licença para postar um texto originalmente encontrado no Alienado, o blog do Nachsieben, um relato verídico que narra um dos mais divertidos episódios dos quais já tive conhecimento. Com a palavra, o autor:

"Registro típico de um diário:

'Querido diário,
Hoje eu acordei e comi pão com manteiga...'
Não, para falar a verdade, hoje no café não comi pão nem manteiga, foi só um biscoitinho porque não estava com muita fome.
Entretanto, tão relevante quanto o ocorrido acima, porém não tão usual, foi o que fiz antes de sair para o trabalho, no finalzinho da tarde. Estava eu fritando almondegas quando um animal pula o muro. Era um frango que, por motivos que eu desconheço, resolveu e conseguiu pular do quintal do vizinho (que não cria os galináceos, eles já vêm de outras bandas) para o quintal lá de casa. A Meg (Nota do Guil: Meg é a cachorrinha da casa) ficou feliz da vida e queria brincar com o bichinho, correndo atrás dele e ocasionalmente agarrando o infeliz com a boca, soltando-o para poder correr atrás dele de novo. Fiquei com pena do bípede e fui socorrê-lo, levando dois baldes comigo para evitar qualquer contato ou agressão do animal. Para minha surpresa (novamente), o dito cujo entrou quase sozinho no balde, ficando lá quietinho. Digo, quase não tive que correr atrás do bicho, ou tomar cuidado para não ser arranhado ou bicado, coisa que de certa forma esperava ter que fazer, tendo em vista minha experiência com resgate de outros animais (gatos e roedores) em situação semelhante.
Certo, frango no balde... Agora, o que fazer? Não podia abrir o portão de casa e soltar o frango na rua, já que o trocadilho pegaria muito mal e provavelmente o mesmo iria querer realizar a missão de sua vida e de sua piada, atravessando a rua (cujas as chances de sucesso eram equivalentes a de sobreviver atuando como 'brinquedo' de cachorro). Então, para que ele pudesse voltar para junto dos seus entes queridos que ainda estavam no terreno do vizinho, fazendo barulhos como que chamando-o de volta, cheguei-me ao muro e virei o balde. Mais uma vez fui surpreendido com a reação do animal que, ao invés de bater suas asas para amortecer a queda de mais de dois metros, simplesmente continuou encolhido, até chegar ao chão de terra coberto com algumas folhas e fazer 'PLOFT'.
Ótimo... após tanto trabalho, só faltaria agora o frango morrer no quintal do vizinho à beira do muro. Por que ele não bateu asas, como provavelmente deve ter feito para conseguir 'pular' tal altura anteriomente? Me fez ficar pensando o quão desprovido de inteligência este animal deve ser, provável motivo dele estar tão embaixo na cadeia alimentar. Felizmente, ele ainda estava vivo, só estava sentado, imóvel. Mesmo assim, não ficaria com a consciência tranqüila enquanto ele ficasse ali, como que esperando a morte após (provavelmente) ter todos seus ossos quebrados, mas ao mesmo tempo sabia que não adiantaria em nada eu ficar olhando para ele. Assim, entrei em casa e terminei o que estava fazendo.
Alguns minutos depois, para alegria de todos, o frango tinha ido embora - já estava andando feliz e contente em outro local.
E assim, abruptamente, encerro aqui o registro no 'diário'!"

terça-feira, maio 03, 2005

Cidades Inacreditáveis - Internacional

No dia 19 de maio do ano passado (nossa, já tem quase um ano!), postei aqui um top 5 de cidades brasileiras com nomes curiosos, como Jacaré dos Homens e Braço do Trombudo. Hoje é dia de constatar que não é só por aqui que parece que as pessoas não prestam atenção ao nomear suas cidades. Preparem-se:

5. Sandwich, Inglaterra. Para os que não sabem, o sanduíche foi inventado por Lord Sandwich, um inglês. Assim, não é estranho que exista uma cidade chamada Sandwich. Estranho é que a cidade vizinha se chame Ham (presunto). As placas próximas a estas cidades costumam ser roubadas.
4. Flin Flon, Canadá. Esta cidade fica na fronteira das províncias de Saskatchewan e Manitoba. No local, foi aberta uma mina de cobre e zinco. Um dia, um dos mineiros encontrou, no meio da floresta, um livro que contava a história de Flintabbatey Flonatin, marinheiro que pilotava um submarino em um lago sem fundo e, ao passar por um veio de ouro, encontrou um estranho mundo subterrâneo. Alguns dias após terminar de ler o romance, o mineiro descobriu um veio de cobre puríssimo. Em homenagem ao herói, ele decidiu chamar o local de Mina Flin Flon. A cidade cresceu em volta da mina, aproveitando seu nome.
3. Truth or Consequences, EUA. A origem do nome desta cidade do Condado de Sierra, no Novo México tem um quê de lenda urbana. Na década de 1950, era muito popular no rádio um programa chamado Truth or Consequences ("Verdade ou Conseqüências"). Um dia, o apresentador do programa prometeu que transferiria o estúdio de onde era transmitido o programa para a primeira cidade que mudasse seu nome para Truth or Consequences. Mais do que prontamente, os habitantes desta cidade, anteriormente chamada Hot Springs ("Fontes Quentes"), fizeram um plebiscito e mudaram seu nome. Aparentemente, foram os únicos que o fizeram.
2. Saddam Hussein, Sri Lanka. Localizada na província de Batticaloa, a cidade foi rebatizada em homenagem ao ex-ditador iraquiano após uma enchente em 1978. Nesta cidade fica a embaixada iraquiana, à qual os habitantes foram pedir por ajuda na reconstrução da cidade. Diz a lenda que Saddam visitou o local pessoalmente, e que o exército iraquiano reconstruiu, em tempo recorde, 100 casas, uma escola e uma mesquita.

Mas a grande campeã tem um nome que eu jamais imaginei encontrar em uma cidade:

1. Batman, Turquia. Sim, eu tenho plena consciência de que Batman pode significar alguma coisa em turco, e de que o Batman lá deve ter outro nome. Mas não deixa de ser engraçado. Batman é a capital da província de Batman, no sudoeste da Turquia, e recebeu este nome por estar às margens do Rio Batman. Santa localização, Batman!

domingo, maio 01, 2005

Mais um aniversário se aproxima!

Dentro de poucos dias, o BLOGuil estará completando seu terceiro aniversário. Um verdadeiro recorde, para um blog que está sobrevivendo aos trancos e barrancos. Para comemorar, já está no ar nosso layout de aniversário! Viva!