Jogo Recomendado: Boxes (Sokoban)Alô, meus esquecidos leitores do Bloguil! Hoje trago-lhes um joguinho que já queria ter indicado faz mais de dois meses atrás, mas que por vários motivos que não vêm ao caso, não pude postar até agora.
No final do ano passado, estava eu tentando fazer o cadastro de um celular novo para minha tia e, ao fuçar as opções do recém-adquirido aparelho, encontrei um estranho jogo com o singelo nome de "Caixas". Mas ao iniciar este jogo, percebi que não se tratava de mais um jogo desconhecido e simplório para celulares e sim do famoso Sokoban.
Para quem não sabe, Sokoban é um jogo de quebra-cabeça japonês conhecido mundialmente. Nele você controla um personagem responsável pelo controle de estoque de um depósito (embora esse depósito sempre mude de aparência e tamanho ao mudar de fase ) onde diversas caixas espalhadas devem ser empurradas para locais determinados. Parece fácil, mas grande parte dos problemas criados para o Sokoban constitui um verdadeiro desafio à inteligência do jogador, principalmente porque só é possível empurrar as caixas e, como conseqüência, determinados movimentos podem ser irreversíveis.
Um bom endereço para conhecer inicialmente o Sokoban é esse aqui, que possui a versão original do jogo (Thinking Rabbit) em java e pode ser jogado no próprio browser. Depois que estiver bem familiarizado com a dinâmica do quebra-cabeças, sugiro então baixar o excelente Boxes, um programa de Sokoban inteiramente grátis que já vem com uma penca de fases diferentes (agrupadas em coletâneas). No Boxes, você pode não só resolver os quebra-cabeças como também criar uma identidade de usuário para salvar o andamento do jogo, e, de vez em quando, adicionar novas coletâneas de fases que podem ser baixadas da internet. No site do Boxes, há uma lista de sites de Sokoban onde se pode encontrar estas coletâneas.
Além disso, você mesmo pode criar suas próprias coletâneas de fases de Sokoban de maneira simples e indolor. Mas não é que o Boxes venha com um editor
user-friendly para você montar tranquilamente suas fases. O fato é que ele adota como formato de leitura nada mais nada menos do que arquivos de texto sem formatação, daqueles que podem ser criados no Notepad! Basta apenas seguir as notações indicadas na Ajuda e
voilá, você acabou de criar novas fases. Como exemplo, experimente abrir ou baixar (e adicionar) o
SokoRan, uma coletânea com três fases
almost easy criadas por este que vos fala! Para os que estiverem dispostos a tentar, desejo boa sorte!