quinta-feira, abril 08, 2004

Pensamento da Semana

Este já é um verdadeiro clássico:

"Meu filho, ou você fala ou eu te escuto, as duas coisas ao mesmo tempo eu não sei fazer"
(Prof. Júlio)
Tarô BLOGuil

quarta-feira, abril 07, 2004

Fico me perguntando, vez or outra, se as pessoas normais chocam-se tanto quanto eu quando lêem jornal. Afinal, como boa (ui!) colunista do Bloguil, tenho um olhar todo especial sobre o mundo - que se manifesta de maneira quase insuportável quando pego os fantásticos periódicos nacionais.

Hoje, por exemplo, deliciei-me com a notícia de que Jovens britânicos escolhem o 11º mandamento. Não, vocês bombons não leram errado. O negócio virou bagunça mesmo. Quer dizer, Moisés tem todo o trabalho de fazer a coisa de maneira solene, recebendo as instruções de uma autoridade respeitável... aí vem a Igreja Metodista Britânica e propõe uma grande votação via celular para eleger mais um "Não irás...". E de que maneira faziam a propaganda? Em bolachas de chopp nos pubs ingleses. Ou seja: aceitaram as sugestões de irresponsáveis alcoolizados. Que magavilha!

Mas devo admitir que, como palhaça incendiária de grande pedigree e potencial, fiquei especialmente encantada com uma das sugestões apresentadas: "Não consumirá o equivalente a seu peso em balas". Juro que estou pra ver alguém que consiga infringir esse... haja estômago! Laugh

terça-feira, abril 06, 2004

Alguém aí já ouviu falar em haiku? Um haiku é uma espécie de poema japonês, composto de uma única estrofe de três versos. O primeiro verso sempre tem cinco sílabas, o segundo sete, e o terceiro cinco novamente. Nem todos os haiku rimam (poemas rimados são um conceito ocidental), mas devido à sonoridade característica da língua japonesa, as palavras costumam ser escolhidas para formar poemas "bonitos de se ouvir".
Mas por que este intrólito? Acontece que, há alguns anos, um americano que não tinha mais o que fazer, insatisfeito com as mensagens de erro impessoais e indecifráveis do Windows ("o módulo kernel.exe executou uma violação ao módulo #FF0988B5") decidiu fazer um concurso para escolher mensagens em estilo haiku, que poderiam substituir as mensagens originais, tornando o Windows mais bonito e poético.
Em um lampejo de cultura, ainda que inútil, nossa seção Textos que não fui eu quem escreveu traz a você os vencedores deste concurso! Infelizmente, não posso traduzir, senão vou acabar quebrando o formato do haiku (e alguma piada com certeza se perderia, pois isso sempre acontece). Desculpem o mau jeito, mas vai ter que ser em inglês mesmo. Have fun!

Your file was so big.
It might be very useful.
But now it is gone.

The Web site you seek
Cannot be located, but
Countless more exist.

Chaos reigns within.
Reflect, repeat, and reboot.
Order shall return.

Program aborting:
Close all that you have worked on.
You ask far too much.

Windows NT crashed.
I am the Blue Screen of Death.
No one hears your screams.

Yesterday it worked.
Today it is not working.
Windows is like that.

First snow, then silence.
This thousand-dollar screen dies
So beautifully.

The Tao that is seen
Is not the true Tao - until
You bring fresh toner.

Stay the patient course.
Of little worth is your ire.
The network is down.

A crash reduces
Your expensive computer
To a simple stone.

Three things are certain:
Death, taxes and lost data.
Guess which has occurred.

You step in the stream,
But the water has moved on.
This page is not here.

Out of memory.
We wish to hold the whole sky,
But we never will.

Having been erased,
The document you're seeking
Must now be retyped.

Serious error.
All shortcuts have disappeared.
Screen. Mind. Both are blank.

Something you entered
transcended parameters.
So much is unknown.
Tarô BLOGuil

domingo, abril 04, 2004

Seção Exumação

Hoje Apresentando:
O Último Guerreiro das Estrelas!

Se você acha que hoje em dia temos filmes demais no cinema, precisavam ter visto lá pelos idos de 1984. Centenas de filmes eram lançados por ano, a maioria despretensiosa. Hoje em dia só temos dois tipos de filmes, os Blockbusters e os chamados alternativos, mas nos anos 80 praticamente qualquer um podia sair fazendo um filme e levá-lo ao cinema. Por isso, tivemos 850.000 filmes daqueles de comédia adolescente, e uns outros 850.000 de ficção científica.
"O Último Guerreiro das Estrelas" (The Last Starfighter, 1984) é um destes filmes. Um filme de "ficção anos 80" clássico, com bons efeitos especiais (para a época, lógico), bom enredo, atores desconhecidos, e totalmente despretensioso. Ninguém queria ganhar o quíntuplo da bilheteria no primeiro final de semana de exibição. Ninguém seria execrado se o filme fosse um fracasso. Enfim, o tipo de coisa que hoje parece mais ficção do que a história do filme.
Falando nisso, a história é a seguinte: Alex Rogan vive no interior dos EUA em um parque de Trailers, e é imbatível no fliperama Starfighter. Ele acha que vai viver toda a sua vida por lá, até que recebe a visita de um extraterrestre que o convida a utilizar suas habilidades no videogame para pilotar uma nave de verdade (oh, sim, claro) em uma guerra intergalática. Ele chega a visitar a base da resistência, mas, após conhecer o pesado treinamento, desiste de se tornar um piloto. Ao retornar para casa, ele é seguido por um espião inimigo, que quase o mata. Ele decide retornar e lutar para não colocar a vida de sua família e amigos em risco.
Quando retorna, porém, a base da resistência está destruída, e somente ele o ET que o havia contatado sobreviveram. Agora Alex é a última esperança da Galáxia, e deve enfrentar, com a ajuda de seu amigo alienígena, toda a frota inimiga. Resumindo, ficção anos 80 total, com direito a ETs, videogames e batalhas espaciais.
O filme fez um relativo sucesso quando lançado, mas depois caiu no esquecimento. Nem na Sessão da Tarde passa mais. Por incrível que pareça, agora saiu uma versão em DVD, com direito a cenas extras e making of. Pessoalmente, eu recomendo. É melhor que muitos filmes acéfalos de ficção que existem hoje em dia.
Tarô BLOGuil