quinta-feira, setembro 15, 2005

Jogos que ninguém nunca ouviu falar


Pólo a Canoa


Quando criei esta seção, o intuito era falar de jogos de videogame, mas, depois que encontrei este esporte, decidi abrir uma exceção. Afinal, digam a verdade: quantos de vocês sabiam que existia um pólo a canoa?
Esta estranha combinação de canoagem, basquete e pólo aquático foi inventada na década de 20, na Alemanha, como esporte de recreação. Com o aumento do número de praticantes e a internacionalização, se tornou profissional. Atualmente, é regido pela Federação Internacional de Canoagem (assim como o pólo aquático é regido pela Federação Internacional de Natação), e possui um Campeonato Mundial realizado a cada dois anos. Por incrível que pareça, os campeonatos de 1994 e 2000 foram realizados em São Paulo.
Dois times de cinco jogadores cada, cada jogador devidamente equipado com um caiaque e um capacete de proteção, disputam a partida em um "campo" de 35x23 metros. Cada partida dura 20 minutos, divididos em 2 tempos de 10 minutos cada. Em caso de empate, são disputadas sucessivas prorrogações de 3 minutos cada, até que o empate ceda.
O objetivo do jogo é passar a bola, a mesma usada no pólo aquático, por dentro do gol. O gol consiste de uma moldura de 1x1,5 metros, fixada 2 metros acima do nível da água através de uma haste. Um dos jogadores atua como goleiro, e utiliza seu remo para impedir que a bola entre.
Os jogadores podem passar a bola de um para o outro arremessando-a ou batendo nela com o remo. É permitido usar o remo ou o próprio caiaque para impedir a progressão da bola e tentar interceptá-la. Evidentemente, não é permitido bater com o remo nos outros jogadores. Também não é permitido empurrar o caiaque do adversário com o remo ou com seu próprio caiaque, mas é permitido obstruir a passagem de um jogador com seu caiaque.
Caso um jogador pegue a bola com as mãos, não poderá ficar segurando-a por mais de cinco segundos. Um jogador pode soltar a bola na água para pegá-la em seguida - o que torna o jogo parecido com o basquete - mas, se o fizer, deverá arremessá-la à frente de seu caiaque.
Dois árbitros mantêm a ordem no jogo. Assim como no pólo aquático, eles não ficam dentro da água, mas sim caminhando às margens do campo. No início de cada tempo, os jogadores de cada time devem ficar junto ao gol, e um dos árbitros joga a bola no centro do campo. Um jogador de cada time então parte em direção à bola. O jogador que a alcançar primeiro terá sua posse.

domingo, setembro 11, 2005

I'm thirsty and Hungary!

Quem tem um ou costuma acessar o Fotolog já deve ter reparado na incrível mania que assola os Friends and Favorites: as pessoas que, querendo dar uma de engraçadinhas, criam trocadilhos com os nomes dos países. Para quem não sabe, debaixo de um thumbnail da foto mais recente postada, o Fotolog põe um link para o flog referenciado, seguido de vírgula, o nome da cidade (que é fornecida pelo usuário), outra vírgula e o nome do país (que é escolhido de uma lista). Mais ou menos assim: Flogqualquer, Rio de Janeiro, Brasil. Como o nome da cidade é de livre invenção do autor, foi criado um verdadeiro campo fértil para as maiores barbaridades (sempre criadas por brasileiros, evidentemente). Como algumas são bem criativas, decidi listar aqui minhas cinco preferidas. Os nomes dos países estão em inglês.

5- Vai te, Qatar
4- A mim você não en, Ghana
3- Quero uma pi, Cape Verde
2- Uma pizza com Fanta, Cyprus

E essa, quem criou, estava verdadeiramente inspirado:

1- Proibida pra mim, Norway