Caros entusiastas, hoje é dia 23 de Novembro de 2002 e eu sei muito bem que se trata de uma data histórica para todos os cariocas roqueiros de carteirinha e/ou fãs de Rush, de quem nós todos esperamos que faça um show magnífico e inesquecível, mas para não passar a imagem de bitolado falarei tão somente de outras coisas neste post. Gosto muito de Rush, são músicos formidáveis tanto tocando quanto compondo mas apesar de tudo isso, minha banda favorita sempre foi e sempre será o U2. Portanto, farei um post específico sobre o U2 e aproveitarei para fazer meus comentários sobre seu último álbum coletânea (?) que intitula este artigo.
Desde que foi lançado o excelente The Best Of 1980-1990/The B-Sides, eu esperava que a exemplo deste mesmo álbum um segundo volume fosse lançado com o material correspondente à fase anos 90, incluindo desde as melhores músicas (dentre elas ALGUNS hits) até os mais raríssimos singles. E eis que finalmente este segundo álbum duplo chega às lojas e após uma breve análise das músicas que compõem as faixas dos dois CDs, chego a conclusão de que este álbum deveria vir com uma tarja de avertência do tipo "Not made for Rockers"! O que acontece é que para minha desagradável surpresa, não é bem uma coletânea de clássicos como eu (assim como muitos outros... espero!) imaginava...trata-se mais de uma coletânea de....remixes!! :s
Gente, não tenho nada contra a turma que curte raves, disco, techno e dance music...desde que me deixem curtir meu roquenrolzinho sossegado, mas pagar por um álbum duplo (e CARO - quando comprei o The Best Of 1980-1990 no final de 1998, o preço era de um CD normal, já que o B-Sides era um disco de bônus) cheio de remixes é o mesmo que comprar um ingresso para ver a Mona Lisa no Louvre e ao chegar lá, se deparar com um quadro todo rabiscado intitulado "A Mona Lisa segundo o Artista Contemporâneo Fulano de Tal". Não que eu queira dizer que DJs só sabem fazer "rabiscos" sonoros, mas um álbum que se diz The Best Of 1990-2000 deveria se preocupar mais em fazer um registro fiel da época tal como ela foi...querer mudar isso é o mesmo que tentar reescrever a história.
E como se isso já não bastasse, a seleção não é muito generosa e inclui somente as faixas de maior expressão comercial, não necessariamente o material que o U2 produziu de melhor na última década. Convenhamos, leitores... quem faz questão de ouvir "Discothèque" (ainda por cima remixado!!!) numa coletânea Best Of U2?? Alguns ainda tentam justificar que os anos 90 foram a década de remixes do U2...pois bem, devo admitir então que este álbum foi feito apenas para agradar o segmento clubber dos entusiastas do U2? Devo assumir então que todo aquele papo de a banda querer voltar às suas raízes roqueiras, de apostar na simplicidade no próximo álbum de estúdio (aliás, isso é algo que venho ouvindo desde antes do lançamento do - eek - "Pop") é conversa para boi dormir? Os fãs mais exaltados do U2 que me perdoem, mas ninguém precisa ser gênio para entender que fazer tais promessas e depois cumprir o oposto é querer fazer o público de otário...pelo menos é assim que estou me sentindo.
Sinceramente, fiquei decepcionado com este novo álbum e decidi não comprá-lo. Ao invés disso, decidi fazer o meu próprio álbum The Best Of 1990-2000/The B-Sides já que possuo toda a discografia do U2 na minha estante. (é bom eu ressaltar que eu fiz este disco PARA MIM, não tenho pretensões de gravar cópias em série e sair por aí vendendo! Enfim, não sou pirateiro! :D) Sei que vocês devem estar se perguntando "Ora, para que coletâneas se você já tem todos os discos? O fanatismo é tanto assim?" Eh,eh, não é bem isso....acontece que estas coletâneas são uma mão na roda quando estou com meu cd-walkman na rua ou viajando, pois não posso levar minha estante a todo lugar quando eu quiser ouvir minhas canções favoritas de um determinado artista. E para os interessados que compartilham de minha humilde porém feroz opinião, aqui vai a listagem das músicas que utilizei na gravação da minha versão: o Best Of contém as músicas pertencentes à discografia do U2 nos anos 90 e o B-sides contém tudo que não faz parte de nenhum disco do U2 (singles, projetos paralelos, demos de estúdio, trilhas sonoras e etc.), o qual foi catado na Internet com muito sacrifício.
U2 THE BEST OF 1990-2000 (ROD RAN´S COMPILATION):
- Even Better Than The Real Thing (3:41)
- Mysterious Ways (4:04)
- Ultraviolet (5:31)
- One (4:36)
- Who´s Gonna Ride Your Wild Horses (5:16)
- Stay (Faraway, So Close!) (4:58)
- Until The End Of The World (4:39)
- Lemon (6:56)
- Staring At The Sun (4:37)
- Walk On (4:56)
- Gone (4:27)
- Beautiful Day (4:08)
- Dirty Day (5:24)
- When I Look At the World (4:17)
- Kite (4:26)
- Acrobat (4:30)
TEMPO TOTAL: 76:26
B-SIDES 1990-2000 (ROD RAN´S COMPILATION):
- Night And Day (5:22)
- Satellite Of Love (4:00)
- Paint It Black (3:22)
- Salome (4:31)
- I Feel Free (6:32)
- Heaven And Hell (6:47)
- Slow Dancing (3:22)
- Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me (4:46)
- Your Blue Room (5:28)
- Beach Sequence (3:32)
- Miss Sarajevo (5:40)
- Holy Joe (5:09)
- Summer Rain (4:08)
- Always (3:46)
- Electrical Storm (4:21)
- The Hands That Built America (4:56)
TEMPO TOTAL: 75:42