quinta-feira, janeiro 13, 2005

Oh, fomos arquivados!

Todo o ano de 2004 já se encontra em nosso Arquivo Morto!

terça-feira, janeiro 11, 2005

Contos de Fadas BLOGuil

A Pequena Sereia

Era uma vez, uma sereiazinha chamada Ariel. Filha de Netuno, Rei das Profundezas, Ariel levava uma vida de princesa, mas não estava feliz. Além de ter de aturar suas coleguinhas de colégio zoando que ela era a Sereia que Lava Mais Branco, Ariel não via graça alguma no fundo do mar, muito escuro e cheio de peixes. Seu sonho era conhecer as praias paradisíacas de Cancún, tomar água de coco e jogar vôlei de praia. Mas um pequeno obstáculo se colocava entre a sereiazinha e seu sonho: Ariel não tinha pernas, mas um grande rabo de baleia, tal qual a música de Gilberto Gil.
Próximo ao Palácio Real, porém, morava um ser grotesco. Seu nome era Úrsula, e ela detestava toda a sociedade sereiense. Graças a uma pulada de cerca de sua mãe, Úrsula não nascera com um rabo de peixe, mas sim com um rabo de urso, daí seu nome. Como ursos comem peixes, isto fez com que Úrsula não ficasse bem-vista na cidade, que a expulsou para uma escura e fria caverna. Sem ter mais o que fazer, Úrsula começou a estudar magia negra, e um dia encontrou um feitiço capaz de transformar rabo de sereia em pernas humanas. Era o que ela precisava para ludibriar Ariel. Atraindo-a à sua caverna, ela fez um pacto com a ingênua sereiazinha adolescente: daria a ela um par de pernas, capazes de andar na praia e jogar vôlei, como ela sempre sonhara. Em troca, tudo o que Úrsula queria era sua voz melodiosa de sereia, pois seu sonho sempre fora se tornar cover de Madonna e fazer carreira internacional. Achando que uma voz não iria lhe servir de nada na superfície mesmo, Ariel aceitou.
Assim, privada de sua voz, mas com um par de pernas novinho em folha, Ariel ascendeu à superfície, e nadou até a praia. Lá, ela conheceu um lindo príncipe, mas jamais pôde dizer a ele seu nome, pois estava muda e não sabia escrever. Ainda assim, os dois tiveram um tórrido romance, e viveram apaixonados, até o dia em que o príncipe ouviu a voz de Ariel. Ariel estranhou, pois ela estava muda, mas, como não era uma sereia loira, rapidamente percebeu do que se tratava: Úrsula estava usando sua bela voz para atrair seu príncipe para uma cilada! Ariel tentou gritar por socorro, mas estava muda. Tentou chamar pelo príncipe, mas estava muda. Tentou chamar a polícia, mas estava muda. Pobre coitada, nem mesmo xingar um palavrão bem feio ela podia.
Mas nem tudo estava perdido. Como já haviam se passado 48 horas de seu desaparecimento, a Polícia do Fundo do Mar começou a procurar Ariel. Graças a um atum informante, descobriram que ela estava na praia, e o Rei Netuno foi em pessoa atrás de sua filha fujona. Ao chegar em Cancún, o Rei viu Úrsula imitando a voz de sua filha, e atraindo o príncipe para se afogar no fundo do mar. Como após vários naufrágios na Idade Antiga esta prática deixou de ser permitida entre as sereias, o Rei ordenou que prendessem a vilã, e utilizou os poderes de seu Tridente Encantado Real para devolver a voz a Ariel. Infelizmente, no processo, Ariel perdeu as pernas, e o príncipe viu que na verdade ela era um ser mitológico.
Ao ver que sua filha estava infeliz, porém, o Rei Netuno compreendeu que os filhos são criados para cair no mundo, e aceitou que seu lugar era no mundo seco junto ao príncipe. Além do mais, antes um príncipe que um mendigo, e deveria haver alguma vantagem em casar sua filha com um príncipe da superfície. Assim, o bom Rei usou seu já famoso Tridente Encantado para devolver-lhe as pernas, para que ela pudesse viver como qualquer garota normal. O príncipe mal acreditou quando viu sua amada retornando. E igualmente mal acreditou quando descobriu que ela era uma tagarela, fofoqueira e reclamona.
E todos viveram felizes para sempre.

domingo, janeiro 09, 2005

Atlas BLOGuil
Mostrando lugares que não estão no mapa

Destino de Hoje: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwy-
rndrobwyllllantysiliogogogoch




Bem-vindos a Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndro-
bwyllllantysiliogogogoch. Não, meu teclado não quebrou. Trata-se da cidade com o maior nome do mundo, localizada ao norte do País de Gales, na Grã-Bretanha. Localizada na ilha de Anglesey, a cidade foi fundada no Século XVIII com o singelo nome de Llanfair Pwllgwyngyll, que significa "a Igreja de Santa Maria próxima ao lago das avelaneiras brancas", em galês. Por volta de 1850, porém, começou a ser construída uma estrada-de-ferro entre Chester e Holyhead, passando pelo local. A cidade decidiu tentar incrementar o turismo, e formou um comitê municipal para planejar como isto poderia ser feito. Foi um sapateiro local, morador de Menai Bridge, quem teve a brilhante idéia de aumentar o nome da cidade para o atual Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwyllllantysili-
ogogogoch
, que significa "a Igreja de Santa Maria na clareira das avelaneiras brancas próxima a um veloz rodamoinho e à Igreja de São Tício próxima à caverna vermelha". Até hoje, esta idéia é considerada uma das mais bem-sucedidas no ramo do marketing turístico britânico.
A maior fonte de renda da cidade, evidentemente, é o turismo. Os passatempos preferidos dos turistas são tirar fotos em frente à estação de trem local, e ganhar um carimbo com o nome da cidade em seus passaportes no Centro de Atendimento aos Visitantes. As placas que indicam a localização da cidade costumam chamá-la apenas de Llanfairpwllgwyngyll, e os moradores locais costumam se referir a ela como Llanfairpwll ou apenas Llanfair. Caso alguém esteja curioso, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrn-
drobwyllllantysiliogogogoch se pronuncia Clen vaire pulth gwinn gith gor guerrick win drob uth clan tei si li o gow gow gogch, de acordo com as regras de pronúncia galês-português. Ou algo do tipo.
Existem duas curiosidades envolvendo o nome da cidade: a primeira é que Llanfairpwllgwyngyllgogery-
chwyrndrobwyllllantysiliogogogoch é usado como senha em uma das cenas do filme Barbarella. A segunda é que alguém registrou o nome de domínio www.llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwyllllanty-
siliogogogoch.com
, que por alguma razão é considerado o maior nome de domínio do mundo, embora não aponte para página alguma sobre a cidade.