terça-feira, novembro 16, 2004

Pensamento da Semana

Este já é um verdadeiro clássico:

"O sofrimento deixa a pessoa triste"
Card Game BLOGuil - Dritte Zeit



domingo, novembro 14, 2004

Oh, Céis!

Tudo bem, eu reconheço que o português é um idioma muito difícil, e que nem todo mundo tem condições de aprendê-lo corretamente. Mas existem coisas que doem no cérebro quando escutamos, que ardem os olhos quando lemos. Fora o temor de que um dia estas se tornem as formas corretas graças ao uso popular. Largato e pobrema são fichinha perto do que anda maltratando o pobre português hoje em dia.

5. Quiz - Só se for a do BLOGuil. "Eu não quiz", "bem que se quiz" e outros afins são atentados à língua portuguesa. Quis é com s, "eu não quis", "bem que se quis". Quisesse, quiseram, quisemos, quiser, essa turma toda é com s. Por que quis seria com z?

4. Trago - Uma vez um colega de turma meu falou, a respeito de outro: "ele não tinha trago a apostila". Ainda bem, deve fazer mal aos pulmões (sim, eu sei que aí seria "tragado", mas não resisti). Por mais feio que soe, o correto é trazido. Pois é, "ele não tinha trazido a apostila". E só para constar, do verbo querer é querido. Ou alguém se arrisca a falar "ele não tinha quero trazer a apostila"?

3. Precisão - "Eu tenho muita precisão de um carro novo". Sorte sua, sabe reconhecer um assim que o vê. Precisão não está relacionado ao verbo precisar, mas sim ao adjetivo preciso. Uma coisa que "não tem precisão" no mínimo é uma coisa errada. E ninguém precisa de uma coisa errada.

2. Chapéis - Certo, vamos comigo: o plural de anel é anéis, o de papel é papéis e o de pastel é pastéis. Só que o de chapéu é chapéus. Por que essa diferença? Oras, porque chapéu termina com u, não com l. Se o plural de chapéu fosse chapéis, o de céu seria céis, e o de meu seria meis. Só que você não vê ninguém por aí falando "meis livros estão em cima da mesa", "meis irmãos vão sair hoje", nem "vou mover céis e terras". Pelo menos ainda não.

Certo, todos esses têm uma explicação, a pessoa simplesmente se confundiu devido a regras gramaticais complexas. Mas quem é que explica o pior de todos?

1. Rezistro - Desafio qualquer um a encontrar em qualquer gramática uma única situação na língua portuguesa onde o g tenha som de z. Até onde eu sei, não existe nenhuma. Portanto, é inexplicável o surgimento desse "rezistro", quanto mais seu uso. Quando é uma pessoa que não sabe ler, e está falando de sua cabeça, ainda tem uma desculpa. Mas eu já vi gente pegando textos onde está escrito claramente REGISTRO, e ler rezistro. Na faculdade. Por quê?????
Card Game BLOGuil - Dritte Zeit



O sr. Lane entra em ação!

Os freqüentadores deste pardieiro já tiveram a oportunidade de conhecer uma pérola de minha mãe, a Sra. Lane, que de certa feita declarou "Minha filha, você sabe por que o uniforme da Inglaterra é verde, se não tem azul na bandeira?". Pois se você achou isso estranho, querido entusiasta, é porque ainda não conheceu meu pai.

O Sr. Lane, logicamente, é um ser surreal. Levou mamãe e eu ao templo do consumismo para atividades capitalistas (e outras nem tanto) e, em certo momento, entrou na escada rolante que subia - quando deveria ter descido um andar. Percebido o erro, assim que chegou ao patamar superior pegou a esteira ao lado. Não me contive:

- Posso esperar um pouco antes de descer? É que acho que as pessoas vão apontar pra gente e rir...

O Sr. Lane não titubeou:

- Aproveita que é de graça!

- Claro, pai. Inclusive acho que vou passar a vir pro shopping nos meus dias de ócio para passar o tempo.

- Pois é o que você deveria fazer. Não paga nada! E, se você quiser se divertir ainda mais, pode subir pela escada de um lado, descer pela escada de outro lado...

Considerando que há duas semanas ele queria me convencer de que Leonardo Da Vinci era um extra-terrestre, confesso que tenho notado uma melhora notável no seu (dele) comportamento. Não importa o que os médicos digam! :doc: