Enciclopédia BLOGuil sobre todos os assuntos
TangramO Tangram é um quebra-cabeças chinês, inventado por volta de 1800 (embora algumas fontes aleguem que seja um jogo "ancestral"). A palavra "Tangram" não tem significado algum, sendo a junção das palavras
tang ("chinês", no dialeto cantonês) e dia
gram ("diagrama", em inglês). Supostamente, o jogo teria ganho seu nome e se popularizado ao ser levado para os EUA por marinheiros que fizeram uma parada na China após buscar ópio na Ásia, mas esta versão não possui evidências históricas.
Um conjunto completo de Tangram consiste de sete formas geométricas (cinco triângulos isósceles, um quadrado e um paralelogramo), chamadas
tans, facilmente obtidas cortando um quadrado de 30x30cm conforme a figura que abre este post. O objetivo do jogo é formar uma figura, previamente escolhida por quem está propondo o desafio, utilizando todas as sete peças, sem sobrar nem faltar nenhuma. As peças devem apenas encostar umas nas outras, sem se sobrepor, para que o resultado seja considerado válido.
Atualmente, o Tangram não é muito popular como passatempo, embora algumas escolas (inclusive aqui no Brasil) o utilizem para ensinar formas geométricas e percepção espacial às crianças. No passado, porém, houve uma verdadeira febre de Tangram, e alguns adeptos famosos do passatempo incluíam o matemático norte-americano Sam Loyd, o escritor inglês Lewis Carroll (que possuía um livro chinês com 323 problemas de Tangram diferentes) e até mesmo Napoleão Bonaparte.