

Este é para aqueles que querem uma aula de (des)educação de trânsito. O desenho é muito engraçado, só achei a piadinha do deficiente físico um tanto preconceituosa... mas de resto, vale a pena! Clique aqui para conferir!
Ontem, após atualizar meu anti-vírus, tive uma surpresa um tanto desagradável: quando tentava iniciar alguns aplicativos, uma janela pop-up de meu anti-virus surgia na minha tela alertando que um arquivo do presente aplicativo se encontrava infectado pelo vírus W32/Insane.dam e não havia meios de recuperação do mesmo, sendo necessária a exclusão do arquivo. Resolvi passar um scan completo em minha máquina em busca de outros arquivos infectados por este famigerado vírus, mas mesmo com resultados positivos, o anti-virus insistia em me alertar de arquivos infectados em outras ocasiões.
Foi quando comecei a imaginar que o problema poderia ser ainda mais sério, dado que meu anti-virus não parecia ser capaz de detectar e erradicar esta praga com precisão. Neste caso, como proceder? Minha máquina não parecia estar mais em condições de se diagnosticar por conta própria e não adiantava tentar atualizar pois os arquivos de banco de dados de vírus já estavam atualizados!
Bem, num caso como esse, se um médico falha no diagnóstico, procura-se uma "segunda opinião". E a melhor maneira de se conseguir uma segunda opinião confiável, é tentar realizar um scan em sua máquina partindo de uma outra máquina limpa com um anti-virus sempre atualizado. O Trend Micro Free Online Virus Scan é um serviço que possibilita o uso desta ferramenta. Você entra na página, carrega um java applet anti-virus e o executa em sua máquina com a certeza de que o diagnóstico é confiável dado que as informações e definições de vírus vieram de uma fonta externa (diferente da provavelmente corrompida em sua máquina infectada).
Só que no meu caso, o Trend Micro não identificava nenhum vírus no meu computador, o que achei muito estranho...a esta altura, eu já imaginava que se tratasse de um vírus perigosíssimo, díficil de ser detectado e removido, pois ao mesmo tempo em que o Trend Micro vasculhava meus discos rígidos sem sucesso, meu anti-virus pipocava janelas de alerta de infecção!! Decidi então obter informações mais detalhadas sobre este vírus na página do meu anti-virus e foi aí que descobri o que estava errado. Na verdade, minha máquina não estava infectada coisíssima nenhuma, era apenas meu "scan engine" que estava desatualizado e não conseguia se dar muito bem com as atualizações de informações sobre vírus mais recentes, e segundo o próprio site este vírus em particular estava associado a muitos alertas falsos devido a esta incompatibilidade, facilmente corrigível com o download de um arquivo de reparo. Em outras palavras: meu anti-virus agora está esquizofrênico paranóico, enxerga vírus aonde não existe, e só nesta brincadeira já perdi o Blubster e o Kazaa.... :P
Agora eu vou ter que penar pra conseguir consertar isso, pois meu anti-virus já está meio velhinho e como esqueci de registrá-lo (douh!) não tenho mais direito a novas atualizações de software...bem , mas o que importa aqui é que o Trend Micro foi realmente sincero na detecção...de fato não havia nada no meu computador! Agora só preciso convencê-lo de que isto é verdade... :)