domingo, dezembro 04, 2005

Atlas BLOGuil
Mostrando lugares que não estão no mapa

Destino de Hoje:
Mustakilliq Maydoni



A foto acima retrata Mustakilliq Maydoni, localizado em Tashkent, capital do Uzbequistão. Mas o que seria Mustakilliq Maydoni? Um palácio das mil e uma noites? Um hotel suntuoso, como aqueles do Oriente Médio? A casa de algum ricaço? Nada disso. Acreditem ou não, Mustakilliq Maydoni é nada mais, nada menos, que uma estação de metrô.
Inaugurado em 1980, o metrô de Tashkent é o único da Ásia Central, e um dos mais rápidos, limpos e seguros da ex-URSS. É composto de duas linhas, a Uzbek, com 11 estações, e a Chilanzar, com 12. A transferência entre linhas é feita na estação de Navoi, comum às duas. Uma terceira linha, a Yunusabad, que fará conexão com as outras duas em uma estação de cada, está prevista para inaugurar em breve.
A estação de Mustakilliq Maydoni faz parte da linha Chilanzar, a mais utilizada das duas. Inaugurada em 1981, ela é totalmente feita em mármore, com um desenho arquitetônico que busca imitar os palácios uzbeques. Tal requinte não é exclusividade desta estação, embora com certeza esta seja a mais suntuosa: a estação de Pakhtakor também possui muito mármore, e praticamente todas as estações possuem detalhes parecidos.
Devido a suas quailidades, o metrô de Tashkent se tornou atração turística, e é motivo de orgulho para a população local.
Card Game BLOGuil - Quattro Pro