quarta-feira, maio 25, 2005

Review BLOGuiew... er, BLOGuil!

Vítima de Hoje:
A Vingança dos Sith!



Alguns dias antes de assistir a este filme, eu e Rod Ran conversávamos que o maior problema de Star Wars se chama George Lucas. Tudo bem que ele inventou a saga, mas tal qual James Cameron e seu Titanic, Lucas parece ter se deslumbrado por ela, de forma que o preciosismo, neste caso, mais atrapalha do que ajuda. Afinal, para fazer um filme no qual as naves, andróides, monstros e alienígenas são mais importantes que os atores e diálogos, compensava mais fazer um desenho animado em computação gráfica, o que, se não fosse a presença dos atores "de carne e osso", seria o caso aqui. Para quem não sabe, este filme foi rodado 100% em estúdio na frente de um chroma key, ou seja, tirando os atores e suas roupas, nada daquilo que vemos na tela existe.
Não me entendam mal, eu até gostei do filme. É bem melhor que a Ameaça Fantasma (se bem que pior era quase impossível), e tão bom quanto o Ataque dos Clones, mas ambos continuam sendo piores que a trilogia original. Bem, talvez sejam melhores que o Retorno de Jedi. Afinal, eles não têm Ewoks, e têm a Natalie Portman, que é melhor do que qualquer Princesa Leia com Biquini Dourado. Sei lá, eu sempre achei a Carrie Fisher meio parecida com a Dona Florinda.
Para quem passou os últimos anos em uma galáxia muito, muito distante e está por fora, o enredo é o seguinte: Anakin Skywalker se torna Darth Vader. Ponto. Paralelamente a este acontecimento tão importante, descobrimos porque não existem muitos Jedis andando por aí nos três filmes originais. As cenas de ação até são poucas, e de nível mediano; para mim, as do Ataque dos Clones foram melhores (até porque ver Yoda dando saltos acrobáticos já não é mais uma novidade). Um diferencial deste filme em relação aos outros cinco é a violência. Embora os sabres de luz e armas laser convenientemente não permitam que jorre sangue, e as cenas mais fortes sejam apenas sugeridas, nunca um filme de Star Wars teve tanta mortandade, com alguns toques de crueldade da parte de nosso amigo Anakin.
A maior parte do filme é uma grande falação - necessária, para que entendamos porque Anakin passou parta o agora Lado Sombrio da Força, mas que quebra um pouco o ritmo do filme. Seria melhor distribuir esses motivos pelos Episódios 2 e 3, ao invés de concentrar tudo aqui. O momento pivotal da transformação eu também achei meio forçado. Digamos que é um motivo meio estranho para alguém se tornar um assassino. Também há um buraco proposital entre o fim do Episódio 2 e o início deste, que é preenchido pelo desenho das Guerras Clônicas, mas isso não faz tanta diferença, pois até quem não viu um único episódio do desenho se situa rapidamente.
Talvez eu tenha sido muito crítico no que escrevi acima. Deve ser porque eu saí meio desapontado do cinema. Mas volto a dizer, eu até gostei do filme. O maior problema, na minha opinião, é que Darth Vader já é uma entidade por si só. Fica difícil olhar para ele e imaginar o Hayden Christensen dentro daquela armadura. Talvez, se os seis filmes tivessem sido feitos na "ordem certa", a impressão teria sido melhor.

Avaliação Final
Cadáveres
49*
Tiros
6.275
Sith vingativos
3
Seios à mostra
0
Explosões ensurdecedoras
1
Seres inumanos
257
Explicações meia-boca para eventos da trilogia original
3
Nota
7,5


* Dróides não contam

domingo, maio 22, 2005

Avante BLOGuil!

Para defender a Terra, um poderoso layout dos Vingadores! E, para não cansar minha imaginação, já que o movimento por aqui anda baixo mesmo, anuncio que, a partir de hoje, o layout mudará a cada 40 dias, e não a cada 20 como de costume.