quinta-feira, janeiro 06, 2005

Pensamento da Semana

"Se o mundo for uma versão Beta, devemos ser os Bugs."

terça-feira, janeiro 04, 2005

Seção Exumação

Hoje Apresentando:
Johnny Cinco!

Robôs eram moda na década de 80. Brinquedos, filmes, livros, até músicas tratavam de robôs. Ding Bo, Transformers, Go-Bots, R2D2 (tá bem, esse é da década de 70) e muitos outros menos cotados. Um destes era o simpático Número Cinco.
Número Cinco era o robô do filme Short Circuit, de 1986, que aqui no Brasil ganhou o subtítulo de O Incrível Robô. Originalmente criado para fins militares, atingido durante uma tempestade, Número Cinco cria vida e foge para a cidade. Com verdadeiro pavor de voltar para sua fábrica e ser desmantelado, o robô encontra abrigo na casa de Stephanie Speck (Ally Sheedy), defensora dos animais que o confunde com um extraterrestre. Sua fábrica planeja encontrá-lo e destruí-lo, pois não acredita que ele esteja vivo, e o considera um artefato militar descontrolado. O único que acredita em sua história (não sem muita insistência) é seu criador, o cientista Newton Crosby (Steve Guttenberg, que estava em 9 de cada 10 comédias da década de 80), que tenta ajudar Número Cinco e Stephanie a fugir dos vilões.
No final, Número Cinco ganha sua liberdade e muda seu nome para Johnny Cinco. Aí resolveram fazer uma continuação, de 1988, que de vem em quando passa na Globo com o nome de Um Robô em Curto-Circuito. Nesta nova aventura, Johnny Cinco é enviado para Nova York para ajudar Ben (Fisher Stevens, o único ator do primeiro filme que aceitou fazer a continuação), amigo de Crosby que decidiu ir trabalhar naquela cidade, mas uma gangue o encontra e decide utilizá-lo para cometer crimes. É pior do que o primeiro (oooh) mas tem alguns bons momentos.
Exceto o final, onde Johnny Cinco se torna o primeiro robô cidadão americano...