quinta-feira, setembro 16, 2004

De vez em quando, eu posto um joguinho aqui no BLOGuil. É uma seção sem nome, mas muito divertida. O jogo da vez é um Puzzle Deslizante que eu achei por minhas andanças pela internet, daqueles que possuem um monte de quadradinhos e um "buraco", onde um dos quadradinhos irá se encaixar. O objetivo é deslizar os quadradinhos, movendo-os para o buraco, até que todos fiquem em ordem numérica. Na verdade, é mais fácil de jogar do que de explicar, portanto, cliquem no botão ao pé deste post para ver do que eu estou falando.
Antes que vocês se aventurem, é bom saber as instruções:
1. Você pode escolher o número de casas do Puzzle, 3x3, 4x4, 5x5... até um máximo de 10x10, o que resulta em um puzzle de respeito. Na tela do joguinho tem um campo "Escolha o número de casas", com opções de 3 a 10. Assim que a tela se abre, aparece um puzzle de 4x4.
2. O objetivo é colocar todos os quadradinhos em ordem numérica crescente, exatamente como está assim que o joguinho aparece na tela. Para isso, você deverá mover os quadradinhos que estejam acima, ao lado ou abaixo do buraco para o mesmo. A operação deve ser repetida tantas vezes quantas forem necessárias até que o quadradinho pare no lugar que deve ocupar.
3. Para começar o jogo, clique no botão "Começar". Aguarde alguns instantes enquanto o jogo embaralha os quadradinhos. Assim que aparecer um contador de Tempo e Movimentos, você poderá começar a jogar.
4. Para mover um quadradinho, basta clicar nele, e ele será movido instantaneamente para o buraco. Você pode mover mais de um quadradinho de uma só vez, clicando em qualquer quadradinho da linha ou coluna onde o buraco está localizado.
5. Uma vez que um quadradinho esteja em seu lugar de direito (por exemplo, o quadradinho 1 na primeira casa), ele não gruda lá. Você pode movê-lo para outro local, se isto lhe interessar, e depois retorná-lo com ele para o lugar de onde saiu.
6. Tente colocar todos os quadradinhos em suas posições utilizando o menor tempo possível, e a menor quantidade de movimentos! Boa sorte!





terça-feira, setembro 14, 2004

Atlas BLOGuil
Mostrando lugares que não estão no mapa

Destino de Hoje:Saint Pierre e Miquelon




Antes de começarmos, um comentário: Coitadas das pobres criancinhas que têm de aprender a desenhar esta bandeira na escola...
Saint Pierre e Miquelon é um pequeno arquipélago de 242 Km2, composto pelas ilhas Saint Pierre, Miquelon, Langlade, Ile aux Marins, Grand Colombier, Ile aux Vainqueurs e Ile aux Pigeons. Localizado a 24 Km ao sul da costa do Canadá, e cerca de 1290 Km ao nordeste de Boston, sua capital é Saint Pierre, na ilha de mesmo nome. Não é um país independente, mas sim um Território Ultramarino da França. Em outras palavras, qualquer um nascido lá é um cidadão francês, a moeda é o Euro, o Chefe de Estado é o Presidente da França etc. Como todo Território Ultramarino, porém, os Saintpierrensses e Miquelonenses gozam de certa autonomia, podendo fazer suas próprias leis, tratados e acordos comerciais.
O arquipélago foi oficialmente descoberto em 19 de outubro de 1520 pelo navegador português José Álvares Fagundes, embora existam indícios de que pescadores bascos já utilizavam as ilhas como ancoradouro antes desta data. Saint Pierre e Miquelon foram oficialmente anexados à Coroa Francesa no ano de 1535, e permanecem parte da França desde então. Aparentemente, a população local não desgosta desta situação, e planos de independência não estão previstos para um futuro próximo.
Como Território Ultramarino Francês, a bandeira oficial de Saint Pierre e Miquelon é a tricolor francesa. A bandeira apresentada acima é a bandeira local, algo equivalente à nossa bandeira do Estado do Rio de Janeiro em relação à bandeira do Brasil. Tal bandeira possui representações, de cima para baixo, da bandeira do País Basco, do escudo da Bretanha e do escudo da Normandia, em homenagem aos três povos que formaram a população do arquipélago, além de uma caravela representando os navegadores que o descobriram.

domingo, setembro 12, 2004

Oh, fomos arquivados!

E quem quiser se recordar de nossos posts Olímpicos, basta recorrer ao Arquivo Morto!