quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Seção Exumação

Hoje apresentando:
Lango Lango!



Vindos da Ilha de Lango Lango, os Lango Langos eram monstrinhos bonitinhos e amiguinhos, que ajudavam as crianças a defender a natureza. Lançados numa época em que brinquedos ecológicos eram uma raridade, estes pequenos fantoches podem ser considerados uma grande inovação. Cada Lango Lango era composto por um cabeção de borracha e um corpo de feltro. Por dentro, uma haste de plástico possibilitava que a criança o segurasse, e dois botões moviam os braços do monstrinho para a frente, para que ele desse um soco em qualquer um que desrespeitasse a natureza. Dois pés de feltro moles completavam o conjunto.
Muita gente hoje em dia acha que os Lango Langos eram fabricados pela Estrela ou pela Glasslite, mas na verdade eles eram fabricados pela Balila, uma pequena fábrica que provavelmente nem existe mais. Haviam seis tipos de Lango Langos, cada um de uma cor e protetor de uma parte da natureza: Pingo Lango (azul / água), Verde Lango (verde / florestas), Broto Lango (rosa / flores), Bicho Lango (laranja / animais), Ogro Lango (roxo / terra) e Astro Lango (amarelo / espaço). Realmente eles eram muito feios para um brinquedo infantil, mas mesmo assim as crianças os adoravam, e verdadeiros torneios de boxe entre Lango Langos se desenrolavam nas ruas. O difícil era determinar um vencedor, já que era não dava para nocautear um bicho de borracha.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Pensamento da Semana

"Corpinho ou corpão, o que vale é o coração."

domingo, fevereiro 05, 2006

Ciência Travessa

Antigamente, quando o mundo era vastamente inexplorado e a biologia pouco desenvolvida, existia a profissão de naturalista. A missão do naturalista era catalogar todos os animais e plantas, através de desenhos e descrições detalhadas, para facilitar seu estudo. Muitos viajavam para locais longínqüos como África, China ou Américas para desenhar animais exóticos. O problema é que nem sempre era possível ficar desenhando um modelo vivo enquanto se olhava para ele, então muitos desenhavam de memória, outros observavam espécimes mortos ou empalhados, e alguns se baseavam em relatos de exploradores para desenhar bichos que jamais haviam visto pessoalmente. Em homenagem a esta tão nobre e tão difícil profissão, o BLOGuil traz para você cinco desenhos feitos por naturalistas de bichos que existem até hoje. Ou quase.

5 - Rinoceronte

Este rinoceronte é até famoso, e bem realístico se desconsiderarmos que está vestindo armadura. Foi desenhado em 1515 por Albrecht Dürer, que jamais vira o animal, baseado em uma descrição em um texto que acompanhava um rinoceronte vivo, que seria dado de presente ao Papa Leão X pelo Rei Manuel I de Portugal.

4 - Avestruz

Outro que até se parece com um animal verdadeiro, foi desenhado por Ambroise Paré em 1573, observando um modelo vivo. Muitos europeus não acreditaram que tal criatura pudesse existir, porém, e o desenho acabou sendo incluído em um compêndio de monstros.

3 - Crocodilo

Aqui a coisa já começa a ficar mais esquisita. Desenhado em 1551 por Conrad Gesner e descrito como "um crocodilo da Arábia ou do Egito".

2 - Girafa

Desenhado em 1486 por Erhard Reuwich, que viajou à África e tentou desenhar a girafa de memória. Aparentemente, ele misturou partes da girafa e do antílope.

1 - Hipopótamo

Este, sem dúvida é o campeão. Athanasius Kircher o desenhou em 1667, em um livro sobre a China, e ainda acrescentou que era um mamífero "completamente deformado e horrível de se olhar".