quinta-feira, agosto 18, 2005

Atlas BLOGuil
Mostrando lugares que não estão no mapa

Destino de Hoje:
Ilhas do Canal

As Ilhas do Canal são um grupo de ilhas situadas no Canal da Mancha, entre a Grã-Bretanha e a França, próximas à costa da Normandia. Tais ilhas compõem duas Dependências da Coroa Britânica, Jersey e Guernsey.
A Dependência de Jersey está mais ao sul, e é formada pela ilha de Jersey e por algumas outras ilhotas desabitadas, conhecidas como Minquiers e Ecréhous. Sua capital é Saint Helier, sua moeda é a Libra de Jersey, e seus idiomas oficiais são o inglês, o francês e o jèrriais, um dialeto local.
Já a Dependência de Guernsey, mais ao norte, é formada por três ilhas principais, Guernsey, Alderney e Sark; e cinco ilhas menores consideradas parte do território destas, Brechou (parte do território de Sark), Burhou (parte do território de Alderney), Jethou, Lihou e Herm, além de outras ilhas menores desabitadas conhecidas coletivamente como Casquets (tudo isso parte do território de Guernsey). Para todos os efeitos, estas ilhas são uma única entidade, cuja capital é Saint Peter Port, a moeda é a Libra de Guernsey, e os idiomas oficiais são o inglês e o dgèrnésiais, o dialeto de Guernsey. Sark também tem seu próprio dialeto, o sercquiais, embora quase ninguém mais na ilha o utilize.
Tanto Jersey quanto Guernsey são Bailiwicks, governadas por Oficiais de Justiça (Bailiffs em inglês), escolhidos pela Coroa Britânica. Jersey, Guernsey, Alderney e Sark têm cada uma seu próprio governo e liberdade para fazer suas próprias leis, embora a Rainha da Inglaterra tenha a palavra final, podendo vetar qualquer lei que considere confrontante com os interesses do Reino Unido. Jersey e Guernsey têm cada uma seu próprio sistema judiciário, mas Alderney e Sark compartilham do judiciário de Guernsey.
Cidadãos das Ilhas do Canal são considerados cidadãos britânicos para todos os efeitos, mas só são considerados cidadãos europeus (ou seja, da União Européia) se tiverem morado pelo menos cinco anos ininterruptos na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte, ou se seus pais ou avós forem naturais de um destes países.
Para preservar a vida animal e as características culturais das ilhas, em Sark e em Herm é proibido trafegar com qualquer tipo de veículo (em Sark ainda há uma exceção para bicicletas e carrinhos elétricos, mas em Herm nem isso), enquanto Burhou, Jethou e Lihou são fechadas ao público, ou seja, nada de visitas.

terça-feira, agosto 16, 2005

Pensamento da Semana

"Ele se precipitou prematuramente."