quinta-feira, junho 23, 2005

Pensamento da Semana
"Eu não sou ninguém. Eu sou um barbantinho, uma pequenina escada de mão, o fim da calda, uma folha" (S. Juan Diego Cuauhtlatoatzin)

terça-feira, junho 21, 2005

Review Bloguiew... er, BLOGuil!

Vítima de Hoje:
O Escorpião Rei



Sim, eu sei que esse filme é velho, e que até já passou na Tela Quente (na verdade, passou ontem). Mas eu decidi fazer este Review porque não pude me furtar alguns comentários após assisti-lo.
Vendido como uma "preqüência" de O Retorno da Múmia, o filme mostra o futuro Escorpião Rei, aqui ainda utilizando o nome de Mathayus, na aventura que o levaria a se tornar Rei de Gomorra. Pois é, isso para vocês verem como essa história é antiga, já que Gomorra foi destruída lá no início da Bíblia!
Bem, seja como for, Mathayus ("interpretado" por The Rock, cujo nome de batismo é Dwayne Johnson - se eu me chamasse Dwayne Johnson também ia preferir ficar conhecido como The Rock) é um assassino akkadiano (de onde eles vêm? Akkádia?), que passa todo o filme seminu e fazendo cara de mau (aliás, a mesmíssima cara do Escorpião Rei de CG do outro filme; o que antes eu achei mal feito agora tenho de admitir que é uma representação fiel), contratado por Reis depostos para acabar com a vantagem que Memnon, o conquistador (Steven Brand) que veio do leste e arrasou tudo, tem sobre seus exércitos.
Segundo o filme, a horda assassina comandada pelo Rei Memnon devastou e conquistou todo o Mundo Antigo, fazendo de Gomorra a capital de seu novo Reino. O poder de Memnon vem de uma feiticeira (Kelly Hu, a Lady Letal de X-Men 2), Cassandra (nove entre dez feiticeiras se chamam Cassandra), que passa todo o filme seminua (aliás, seminua é até bondade, já que "semi" significa "metade". Se houver um termo para definir "3/4 nua", será mais apropriado) e fazendo cara de dividida-entre-o-bem-e-o-mal, e consegue prever o resultado de batalhas, fazendo com que Memnon sempre vença.
Pausa. Como assim? A feiticeira consegue prever o resultado de batalhas. Se ela previr que Memnon vai ganhar, ela não tem papel nenhum nisso, ele já ia ganhar mesmo. Se ela previr que ele vai perder, o que ele faz? Combina com os inimigos que não haverá batalha? Essa feiticeira está me parecendo meio picareta.
Voltando ao filme, Mathayus é contratado pelos antigos governantes dos reinos arrasados para matar a feiticeira e acabar com a vantagem de Memnon. Nem tudo sai como o planejado, porém, e ele acaba fazendo a moça de refém. Aí vem outra coisa estranha do filme: Cassandra revela que odeia Memnon, e está louca para se livrar dele. Se eu fosse ela, "previa" que ele vai ganhar uma batalha que fosse perder, e deixava ele se estoporar todo. Mas aí não haveria filme.
Esta obra-prima do cinema de ação (estou sendo sarcástico, é bom avisar) ainda traz uma explicação pra lá de picareta sobre porque Mathayus é imune a veneno de escorpião, e porque ele passa a ser conhecido como Escorpião Rei após matar Memnon e se tornar o novo Rei de Gomorra (sim, é lógico que ele mata Memnon, e isso nem pode ser considerado um spoiler, de tão óbvio que é).
Mas o pior de tudo é que, como eu disse lá no segundo parágrafo, pelo menos na teoria este filme tem uma ligação com O Retorno da Múmia. Só que, assistindo o filme, não dá pra saber qual é! Mathayus se torna um Rei bom, digno, e leva seu Reino a uma Era de paz sem precedentes. Por que raios ele decide tentar conquistar o Egito, fato que o levará a fazer um pacto com Anúbis e se tornar o Escorpião Rei do filme anterior? Jamais saberemos.
Boa nesse filme mesmo só a Kelly Hu, que além de tudo, impressionantemente, estava com 34 anos quando o fez. Pena que é The Rock quem passa quase o filme todo sem camisa.

Avaliação Final
Cadáveres
82
Tiros
0
Flechadas
18
Seios à mostra
0*
Explosões ensurdecedoras
1
Seres inumanos
0
Intervenções divinas
1
Nota
2,5

* Dois, se você contar os do The Rock.

domingo, junho 19, 2005

Atlas BLOGuil
Mostrando lugares que não estão no mapa

Destino de Hoje: Cratera de Galle


Sorria, você está em Marte! Localizada no lado oriental da Argyre Planitia, hemisfério sul de Marte, a Cratera de Galle possui 215 Km de diâmetro, e alguns poucos metros de profundidade. Sua mais famosa característica, porém, é se parecer com um gigantesco smile, graças a três formações rochosas estrategicamente posicionadas para formar os dois olhos e a boca. Ao contrário do que muitos pensam, o formato de carinha sorridente não é uma ilusão de ótica (como ocorre com o seu primo mais famoso, o "Rosto de Marte"), e a cratera apresenta o mesmo sorriso quando fotografada de diversos ângulos.
A Cratera de Galle foi descoberta no final dos anos 70, pela sonda Viking, e recebeu este nome em homenagem ao astrônomo alemão que descobriu o planeta Netuno em 1846. Suas fotos mais famosas - e mais nítidas - são de 1999, tirada pela sonda Mars Global Surveyor, quando ficou comprovado que a "Happy Face Crater", como era conhecida, realmente era um acidente geográfico.
Também existe uma Cratera de Galle na Lua, mas esta não tem formato de carinha sorridente.