Bem, dez ainda está meio longe, mas hoje completamos dois anos de vida. Nesse tempo todo, muita coisa aconteceu. Eu já tinha feito outras duas páginas de internet antes, uma foi abandonada por falta de entusiasmo de minha parte, a outra foi tirada do ar pelo servidor, que me acusou de fazer mirroring de mim mesmo. Depois destes episódios, fiquei meio desanimado, até que surgiu a oportunidade de fazer o BLOGuil.
E surgiu meio sem querer, se querem saber. Essa onda de blogs estava começando, e volta e meia Penny Lane me dizia "quando eu tiver o meu blog, vou fazer isso assim-assim". Um dia, eu estava sem nada para fazer, e decidi me registrar no Weblogger. Criei um blog meio tosco, com um único post, e convidei Mrs. Lane e minha irmã, Débbby, para escrever comigo. Mais tarde vieram Rod Ran e o Ombudsman (que, no início, só servia para ler os e-mails do Formulário do Ombudsman, que eram nenhum).
No início a gente não sabia direito o que iria colocar lá, mas logo logo foi surgindo assunto, e o BLOGuil foi ganhando uma identidade. Se bem que quase tudo o que aparece por aqui foi inventado mais ou menos sem querer. A troca dos layouts, por exemplo, começou quando eu decidi trocar os ícones dos avatares por causa do filme do Homem-Aranha, e depois por causa da Copa do Mundo. Virou tradição. Aos poucos, os posts desconexos foram sendo substituídos por "seções", e a cara do BLOGuil foi se definindo. Mas nada disso havia sido planejado.
Aos poucos, também, os Entusiastas começaram a aparecer. A maioria eram nossos amigos, avisados da criação do blog por nós mesmos, mas alguns surigam "do nada" e se somavam a nossos visitantes. Na época do Weblogger nós tínhamos mais "entusiastas desconhecidos", mas mudar para o Blogspot foi uma necessidade - os erros do Weblogger já estavam impedindo que atualizássemos o blog.
A coisa engrenou de tal forma que os filhotes de BLOGuil começaram a aparecer. Impelidos por um ímpeto de expressar seus pensamentos sem mudar o estilo do BLOGuil, Penny Lane e Rod Ran criaram seus próprios blogs. Eu criei o meu sem nem saber o que escreveria lá (como sempre) mas hoje eu acho que o átomo também tem uma cara própria. Hoje, todos os Colunistas (outro termo cunhado meio sem querer) têm seus próprios blogs. E todos muito bem-sucedidos, para dizer a verdade. Bem, talvez o do Omby nem tanto, mas deve ser porque fica escondido lá na Holanda.
Enfim, já estou começando a digressionar, pois o verdadeiro intuito ao começar este texto de aniversário era agradecer a todos os que fizeram do BLOGuil o que ele é. Neste ano de 2004 as coisas estão meio paradas, Entusiastas importantes como o Capitão Cinza e Tatiana Sweetie sumiram sem deixar vestígios, e parece que os "Entusiastas desconhecidos" ou pararam de aparecer ou não querem deixar comentários. Mas mesmo assim, nossas mais de 12.000 visitas atestam que o BLOGuil ainda é bastante freqüentado. E só isso já é motivo para que nos esforcemos para que ele fique no ar mais um ano inteirinho, pelo menos.
Muito obrigado a todos os que construíram o BLOGuil conosco, pois tudo o que escrevemos, escrevemos para vocês. E vamos festejar!