Hoje apresentando: Piscina Tone, Alegria da Garotada
Confesso: Eu nunca mergulhei em uma piscina Tone. A minha era daquelas quadradas, com armação de alunínio e um plástico azul com peixinhos e estrelas-do-mar. Nenhum dos meus coleguinhas tinha uma piscina Tone, o que me levou à crença de que as piscinas Tone eram mais populares em São Paulo, enquanto no Rio a gente preferia essas quadradinhas. Ainda assim, quem é que não se lembra da musiquinha: "Quem tem piscinas Tone/ Tem praia particular/ São cinco modelos pra você aproveitar/ Búzios, Ipanema, Parati, Guarujá/ Copacabana/ Leve a Tone para casa/ Deixe o sol lhe bronzear/ Sinta a alegria da família transbordar/ Piscinas Tone, Alegria da Garotada!"
Segundo um amigo meu, esta parte da alegria transbordar é verídica, pois a piscina Tone era feita de madeira compensada, e quando as pessoas estavam usufruindo de sua "praia particular", de repente, sem nenhum aviso, abria-se um rombo na lateral, pelo qual saía a água, os brinquedos, e as crianças menores que um metro de altura. Tal rombo era facilmente consertável, mas 3000 litros d'água (ou mais, dependendo do modelo) eram perdidos, e algumas crianças começavam uma choradeira. Ainda hei de achar alguém traumatizado, com um medo irracional de piscinas Tone.
Já que eu não tinha uma piscina Tone, não poderia ter a foto de uma. Procurei em algumas revistas velhas, mas não achei nenhum anúncio da época. Decidi então procurar na internet. Agora o mais impressionante: Eis que descobri que a piscina Tone é fabricada e vendida até hoje, e agora são sete modelos "pra você aproveitar"! Quem não acredita pode dar uma olhada nesta página, de um revendedor, onde eu encontrei a figura acima.